Dicas de como pilotar motos em curvas

  

Quem tem moto sabe o quanto é prático e rápido o deslocamento, principalmente nas grandes cidades grandes. Porém, é preciso ter muito cuidado, principalmente nas curvas onde o risco de queda é ainda maior.

Quando estamos no trânsito, seja nas ruas, avenidas, ou estradas, precisamos ficar atentos a vários detalhes, seja com outras motos mais próximas, ou carros que estão à nossa frente ou atrás, além de objetos que se encontram jogados na via, risco de pedestres atravessarem em nossa frente, além de ter mais atenção ainda com crianças e animais que podem tomar uma atitude inesperada e colocar nossa segurança em risco e também a deles.

Veja também:  Como Transportar Cachorro no Carro Sem Infringir a Lei

E quando a moto está em uma curva aí é que devemos tomar cuidado e considerarmos uma série de fatores, como a posição do corpo sobre a moto e também o do garupa, caso estejamos transportando outra pessoa conosco, além do piso, velocidade, etc.

Mas além de todos estes cuidados, há outros detalhes que poucos sabem, mas fazem toda a diferença durante uma curva de moto. O contra-esterço é um destes detalhes. Esterço significa o movimento que fazemos com o guidão da moto para executar a curva e o "contra" é porque durante uma curva, precisamos fazer um pequeno movimento inverso com o guidão, ou seja, se a curva é para a direita, o movimento é para a esquerda. Muita gente não sabe, mas faz corretamente por instinto, outros não fazem certo e o resultado pode ser desastroso.

Veja também:  Como Conservar a Pintura do Carro

Outro detalhe importante é saber para onde olhar, pois a tendência é que a moto vá na  direção em que o piloto está fixando o olhar! Assim, se você está fazendo uma curva com sua moto não deverá nunca, olhar para a lateral da pista, mas sim, para a faixa central ou de preferência, para o meio da pista.
Se você começar a perder o controle da moto em uma curva e olhar para a lateral, aí o risco de você sair da pista será ainda maior!




E ao se aproximar de uma curva, vá ao máximo para a esquerda da pista e siga reto de forma a passar à direita da pista e continue para atingir a esquerda da pista novamente, desta forma a moto não vai acompanhar toda a curva e a estabilidade será maior!

Veja também:  Como Conservar a Pintura do Carro

E nunca use o freio dianteiro, muito menos o traseiro em uma curva! O ideal é reduzir a marcha antes de entrar na curva para que o próprio motor da moto sirva de redutor de velocidade.

Por Russel

Moto em curva

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.