Apple pretende adicionar novas funcionalidades no CarPlay

  

A Apple deu entrada em uma nova patente que sugere que pode adicionar novas funcionalidades e capacidades ao seu software automotivo CarPlay.

Para quem não conhece, o CarPlay nada mais é do que uma tela interativa, que já vem instalada de fábrica nos automóveis, permitindo que, uma vez conectada a um iPhone (modelo 5 em diante), acesse funcionalidades básicas como ligações, mensagens, música e mapas. A patente, publicada pelo escritório nacional norte-americano de patentes e marcas registradas (USPTO), descreve um sistema em que um iPhone atua como o controle remoto de um carro automático conectado a dispositivos similares ao CarPlay.

A patente descreve como dispositivos que rodam iOS podem ser utilizados para dar partida e bloquear remotamente no veículo utilizando recursos de localização geo-referenciada. O iPhone ou iPad do usuário poderiam ser utilizados para enviar comandos de travar e destravar o automóvel, ativar o alarme, dar a partida e programar antecipadamente à chegada ao carro a temperatura interior, bem como abrir o porta-malas apenas com a aproximação do usuário pela traseira do veículo. A tecnologia Bluetooth pode ser empregada para esta última tarefa, e a possibilidade de se utilizar o iBeacon não está descartada para tarefas baseadas na proximidade do usuário com o veículo. Toda uma programação, como abrir o carro, os vidros, porta-malas, dar a partida e ligar o ar condicionado poderia ser ativada quando o motorista chegasse perto do carro.

Veja também:  Toyota Corolla 2018 - Preço, Ficha Técnica e Principais Novidades

A ambição da nova patente vai além, com recursos que monitorariam o dispositivo do usuário através da conexão pela rede celular a qualquer distância de onde o automóvel foi estacionado, e medidas de segurança como o bloqueio do carro caso o proprietário não esteja sentado no banco do motorista (o que se tornaria um problema caso a bateria do iPhone acabasse).




O sistema demonstra a vontade da Apple de ir mais além no quesito integração dos iDevices com veículos, e várias montadoras já estão aderindo à tecnologia, mas um esforço universal entre as montadoras seria melhor para os consumidores, embora haja vários desafios a serem batidos, principalmente no que diz respeito à garantia do sistema, até que tenhamos contato com a novidade futurística.

Veja também:  Fim do Renault Fluence no Brasil

Por Felipe Foureaux Freitas

CarPlay

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.