Teto solar interfere no consumo de combustível dos veículos



Teto solaré uma opção que agrada bastante os amantes de carros e natureza, dirigir sentindo o vento, a brisa, ou sob a luz do luar parece romântico, mas esconde alguns gastos a mais. Claro que o charme pode valorizar o veículo, afinal é um charme conquistado por poucos, nem todos têm o opcional, e nem todos os modelos oferecem o teto solar como adicional.

E não estamos falando apenas no valor no ato da compra do veículo que pagamos pelo item fora de série, estamos falando de combustível. Isso mesmo o teto solar pode acarretar no aumento do consumo de combustível. Não existem cálculos exatos que comprovem o fato, que indiquem o peso exato no bolso, mas ninguém tem dúvidas que o conforto terá seu preço.



Mas podemos explicar o fato através da estabilidade do veículo. O teto solar diminui a performance do carro. Mesmo o veículo sem teto solar quando trafega de vidros abertos tende a ter um menor rendimento, o teto solar seria uma quinta janela com acesso do vendo e bloqueio de velocidade do veículo.

Com o teto aberto a massa que se acumula por cima da carroceria será sempre maior e, por isso acontece a diminuição da aerodinâmica do carro, assim o gasto com combustível aumenta proporcionalmente ao uso do teto solar.



De acordo com algumas pesquisas de consumo, a partir de 80 quilômetros por hora o carro tende a gastar menos combustível se estiver com a aerodinâmica em perfeito estado, para conseguir isso basta fechar todos os vidros, inclusive o teto solar, mesmo com o ar condicionado ligado o custo benefício pela aerodinâmica do carro vale a pena e economiza.

Mas às vezes vale a pena gastar um pouco mais e curtir os benefícios e sensações de um teto solar. Apenas não podemos esquecer de contabilizar isso quando analisarmos os preços de um carro com teto solar ou não.

Leia também:  Toyota Corolla 2015 - Preços e características das versões

Por Vivian Schetini

Teto solar

Foto: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.