Má utilização da embreagem pode prejudicar precocemente o veículo

  

Vários motoristas possuem alguns hábitos ruins e um deles é deixar o pé na embreagem.

De acordo com especialistas da área, segurar o carro em uma ladeira, por exemplo, apenas na embreagem pode causar um desgaste precoce na estrutura.

Dirigir com o pé no pedal da embreagem prejudica muito seu veículo, pode parecer uma daquelas bobagens que escutamos por aí, mas não é. Uma falha na embreagem pode causar um desgaste cedo e deixar o motorista na mão, sem conseguir engatar uma marcha, o carro não desenvolve e pode não funcionar. Além disso, é bom lembrar que um problema na caixa de marcha representa um grande problema no bolso também, já que o concerto pode ficar bem caro.

Veja também:  Volkswagen Voyage 2018 - Ficha Técnica, Versões, Preços

De acordo com Edilsn Caldas, que é supervisor técnico de Automotiva do SENAI do Rio de Janeiro, dirigir um carro sem retirar o pé da embreagem a pressiona desnecessariamente e afasta o platô do disco, em consequência há uma perda do material, devido ao lixamento que acontece na peça. O desgaste dessa forma, ocasiona um superaquecimento do sistema e logo a quebra do mesmo. E isso pode acontecer mais rápido do que o motorista pode imaginar, com cinco ou dez mil quilômetros rodados a peça pode quebrar devido ao mau uso. Segundo o especialista a vida útil dessa peça deve ser em torno de 70 mil a 80 mil quilômetros, e não cinco ou dez se mal utilizado.

Veja também:  Hyundai HB20 - Especificações e Ficha Técnica

A perda pode ser percebida até mesmo com o carro parado, no momento que a primeira marcha não engatar corretamente. Uma boa dica para perceber que algo está errado é o pedal pesado o que cria dificuldade no engate.




Mas o pior ainda nem é o orçamento gerado, o risco de acidente, embora baixo, existe com o carro parado. A única solução é trocar toda a peça. As montadoras recomendam substituir o kit que contém o platô, o disco e o rolamento. O desgaste de uma das peças força o uso das demais e consequentemente o desgaste de todo o sistema.

Por Vivian Schetini

P? na embreagem

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.