Hot Rods e Street Rods – Carros antigos modificados ganham maior potência e charme

  

Hot Rods, que traduzindo significa "Biela Quente", são carros fabricados entre as décadas 20 e 40 que atualmente trazem charme às ruas após passarem por muitas modificações.

São carros para exposições, corridas e são os mais queridos entre os colecionadores. Os hot rods também fazem grande participação no cinema e em jogos de videogame.

Pela maioria dos carros serem de tração traseira, a mais comum modificação são rodas traseiras mais largas, muitos também optam por modificarem a pintura com detalhes de chamas, muitas vezes feitos por aerografia e “pinstriping”, e a modificação mais atraente são os motores potentes, em sua maioria V8.

Simplificando, Hot Rod trata-se de um hobby onde a carroceria de um carro antigo recebe uma mecânica moderna, tornando-o mais potente e charmoso.

Veja também:  Peugeot 5008 - Ficha Técnica, Características

Os Hot Rods foram os primeiros carros modificados. Muitas vezes são retirados os para-lamas, para-choques e acessórios, tendo como "primo" os Street Rods, que são praticamente os Hot Rods de terno.

Os Street Rods recebem peças e acessórios originais e contam com uma pintura e acabamento especial. Não chamam tanta atenção quanto os hot, já que as modificações são em massa em sua mecânica, mas não deixam de se destacar onde passam. Os proprietários dos Street também têm grande preferência por motor V8, ou seja, os Street são discretos e potentes.

Tanto o Hot quanto o Street recebem muitos detalhes cromados, tanto na parte externa quanto na mecânica. 

Veja também:  Chevrolet Onix - Ficha Técnica e Especificações



A NHRA é a associação dos hot rods, que cuida da regulamentação das modificações e dos eventos nos Estados Unidos.

O hobby pode ser facilmente encontrado nos Estados Unidos, Austrália, África, Europa e Ásia, não tem grande aparecimento no Brasil, já que a divulgação do hobby não é tão forte e é até mesmo, visto de forma errada pela maioria da população. A fim de uma maior liberdade, os adeptos do hobby tentaram um evento de grande porte no Brasil, porém pela falta de conhecimento da população sobre o assunto, o evento acabou não acontecendo e sendo remarcado.

Atualmente os praticantes das modificações automobilísticas têm tido um maior espaço e compreensão no Brasil, graças a divulgação do hobby pela internet e por programas de TV.

Veja também:  Chevrolet Camaro ZL1 2018 - Especificações Técnicas

Hot Rods

Street Rods

Fotos: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.