Pontos positivos e negativos das peças genuínas, originais, de 2ª linha e recondicionadas

  

Faça escolhas seguras na hora de trocar as peças do seu veículo, lembre-se sempre que a segurança deve ser o primeiro item pesado nesse momento.

Escolher por peças genuínas, ou seja, aquelas que são fabricadas pela própria fábrica, ou ao menos comercializadas por elas, podem custar muito caro, mas também pode valer a pena. É necessário ponderar a relação custo benefício e fazer a melhor escolha. Se a opção for escolher peças mais baratas, se atente para a qualidade delas, não deixe que o barato saia caro depois.

Os pontos positivos são a certeza de que o material utilizado é bastante adequado para a função que ele pretende exercer, sem folgas, com ajuste correto, além disso, costuma ter maior vida útil. Por outro lado, os preços são os piores dos pontos. Podem ser abusivos, e nem sempre a qualidade é a mesma entre as montadoras, por isso a necessidade de pesquisar antes.

Você pode optar também por peças originais. Um pouco mais em conta que as genuínas, mas nem por isso baratas. Os fabricantes são os mesmos que fornecem para as montadoras, mas eles vendem sem a marca o que encarece o produto.

O ponto negativo é quem nem sempre elas passam pelo controle de qualidade das montadores, questão que garante a qualidade do produto.

Ainda temos as peças de segunda linha, ou seja, peças feitas de acordo com as normas regulamentadoras, porém fabricadas por empresas que não são fornecedoras diretas das montadoras. Porém, o preço é bastante atrativo. Mas, mais uma vez, a falta do rigoroso controle de qualidade das fábricas as deixam menos confiantes. A vida útil também é menor.




Veja também:  Volkswagen Voyage 2018 - Ficha Técnica, Versões, Preços

Peças recondicionadas já não são muito indicadas, são baratas, mas sofreram algum tipo de reparo, sua vida útil é pequena e a segurança deixa a desejar. Porém, além do baixo preço, pode ser a única opção em veículos fora de linha.

Por Vivian Schetini

Pe?as para carros

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.