Google, Mercedes-Benz e Audi ganharam licenças para testar carros autônomos na Califórnia (EUA)

  

Com cada vez mais destaque na mídia em geral os projetos que envolvem os carros autônomos deverão ganhar ainda mais evidência nos próximos anos. Recentemente, nos Estados Unidos, a Califórnia decidiu por legalizar a circulação desse tipo de veículos pelas estradas do estado. De acordo com as informações divulgadas o fato em questão só será permitido a partir do mês de janeiro de 2015.

Para isso a justiça americana do estado teve que liberar algumas licenças a quem realmente tem trabalhado para que os carros autônomos se tornem uma realidade viável. Segundo as informações divulgadas foram concedidas ao todo 29 licenças para os tais carros sem motoristas. Nessa, que podemos chamar de uma primeira etapa, as empresas que acabaram ganhando foi a toda poderosa da tecnologia Google e duas alemãs, a Mercedes-Benz e a Audi.

Vale destacar que não são apenas essas três companhias que estão investindo na fabricação de carros autônomos. A Volvo, por exemplo, também tem feito projetos na área. De qualquer forma há uma fila de empresas do ramo que aguardam a liberação ou aprovação de seus modelos para colocá-los em circulação.

Das licenças  liberadas quem ficou com a maior parte foi o Google. De acordo com informações divulgadas em sites especializados no setor a empresa poderá colocar nas estradas da Califórnia 25 modelos. Todos são do Lexus RX 450h. No caso da Audi e da Mercedes-Benz, cada uma ficou com duas licenças para a realização de testes. Aqui os carros testados deverão ser modelos de luxo.

Pode parecer pouco apenas três companhias estarem habilitadas a fazerem seus testes em vias do estado, mas é bom lembrar que antes disso os testes só podiam ser feitos em vias que eram particulares. Mesmo com a liberação o governo do estado da Califórnia também colocou seu “porém” na questão: para poder andar pelas vias do estado os carros autônomos terão que ter um motorista para os testes. Isso claro, como um modo de prevenção caso alguma coisa possa dar errado.

É interessante observar que com essa exigência do governo californiano, o Google não poderá usar o protótipo que foi apresentado ao público no mês de maio deste ano. Isso devido ao fato de que o modelo não conta com pedais de freio ou acelerador e muito menos um volante. Não é preciso nem falar que isso impediria qualquer ação humana.




Veja também:  Mudanças na Permissão Internacional para Dirigir (PID)

A Audi por sua vez fez questão de deixar claro que foi a primeira montadora a obter uma permissão de teste desses modelos e isso em 2012 no estado de Nevada.

Por Denisson Soares

Carro aut?nomo do Google

Carro aut?nomo da Mercedes-Benz

Carro aut?nomo da Audi

Fotos: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.