Em grande parte do Brasil o sol aparece quase todos os dias e costuma ser generoso. Para quem é motorista esse “calorão” todo pode ser mais incômodo e prejudicial do que se costuma imaginar. A mistura de trânsito com calor contribui para que problemas mais sérios do que o estresse apareçam.
Dentre os principais “efeitos colaterais” dessa combinação estão a fadiga, a sonolência e até mesmo um desmaio pode acontecer. Isso tudo acaba fazendo com que o indivíduo perca parte de sua concentração e do reflexo. Como se sabe esses são pontos fundamentais para que possíveis acidentes possam ser evitados.
Confira algumas dicas e aprenda a lidar (ou pelo menos aliviar) o calor no trânsito:
– Hidratação:
Esse, claro, é o ponto mais importante. A pessoa deve se manter hidratada ao máximo de forma que o corpo conte com as reservas necessárias de sódio e potássio. Frutas e água são coisas boas para qualquer tipo de situação. No trânsito também.
– Use filtro solar:
De acordo com o caso a pessoa acaba se expondo muito ao sol mesmo dentro do veículo. Um dos maiores mitos é de que o vidro protege o condutor de raios ultravioletas. Na verdade uma coisa não auxilia em nada as consequências que a outra pode provocar. Então a dica é sempre passar um filtro solar.
– Roupas:
Quando o calor é muito forte o ideal é que se use roupas leves. Mas claro que isso não pode ser algo padrão no trânsito onde cada um tem seu papel a desempenhar naquele dia. Mesmo assim, sempre que for possível é indicado que o motorista faça uso de roupas leves.
– De olho no horário:
Como já é sabido o horário em que os raios de sol estão mais quentes fica entre as 10h e as 16h. Sempre que for possível é bom evitar esse horário.
– Estacionamento:
Pode ser um problema nos grandes centros urbanos encontrar um local onde há sombra para estacionar o carro. Mas vale o esforço da procura ou até mesmo pagar o estacionamento (de acordo com o bolso de cada um). Caso não tenha como o condutor estacionar na sombra antes de usar o carro novamente é bom abrir as portas por uns cinco minutos para ventilar o mesmo. Muitas pessoas não fazem ideia disso, mas o ar quente pode conter gases que são prejudiciais ao corpo e que são emanados de todo o carro, inclusive em seu interior.
Por Denisson Soares
Foto: Divulgação