Dicas para não cair no golpe do falso mecânico

  

A farsa é antiga. Entretanto, até hoje, às vezes por falta de informação, as pessoas acabam caindo no golpe do falso mecânico. A princípio ele teve início nas estradas, mas para ganhar os grandes centros foi um piscar de olhos. Se você não conhece o golpe ou já ouviu e quer saber como se prevenir, confira as dicas abaixo:

O que é o golpe do falso mecânico?

Basicamente ele é aplicado quando o trânsito está bastante lento. O motorista ouve um barulho suspeito na parte de trás do carro e ao olhar vê alguém, geralmente em uma moto, apontando para o fundo do carro. Automaticamente o motorista vai para o acostamento achando se tratar de um problema no carro. É nesse momento, que sujeito da moto, vestido de uma forma como se trabalhasse em alguma concessionária diz logo de cara que o motor do carro está pegando fogo.

Obviamente que o motorista vai ficar meio assustado e nesse intuito desce para abrir o capô e verificar o problema. Mas antes que o dono do carro desça o golpista da moto já abriu o capô e aproveita para desligar rapidamente o cabo da bobina do motor. Com isso a combustão acaba sendo cortada e o carro não funciona.

O que vem na sequência continua na trapaça. O golpista diz para a vítima que tem um cheiro de algo queimado saindo do módulo de injeção eletrônica que, a título de curiosidade é o mais caro do carro. O falso mecânico sugere ao motorista que ele tente dar a partida no carro, claro que sem sucesso.

O golpista nesse meio tempo se aproveita e diz para o condutor que pode conseguir um módulo novo e que trocaria o equipamento em cerca de cinco minutos. E tem um detalhe, o preço cobrado pelo golpista é cerca da metade cobrado por uma concessionária.

Se o motorista concordar ele vai trocar o módulo sem defeito do carro por um defeituoso. Além de um módulo sem problemas ele ainda vai embora com o dinheiro da vítima.




Veja também:  CRLV pode ganhar Versão Digital

Lembra do barulho que falamos lá atrás? Ele é provocado pelo golpista que faz com que a moto estoure.

Fica a dica: Os alvos prediletos desses farsantes são pessoas idosas e mulheres. Isso porque geralmente são pessoas que não entendem muito de mecânica. E tem outro detalhe: É mais fácil de identificá-las no trânsito já que apresentam cabelos brancos ou, no caso das mulheres, compridos.

A melhor coisa que se deve fazer quando o carro apresentar algum tipo de problema é ligar para a seguradora ou ainda para um mecânico que seja realmente de confiança.

É bom suspeitar de coisas que “aparecem na hora certa”.

Por Denisson Soares

Mec?nico

Foto: Divulgação


Veja também:  IPVA SP 2018 - Calendário de Pagamento




Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.