Países do Mercosul pretendem unificar as placas dos veículos até 2018

Com objetivo de facilitar a circulação de carros entre os países sulamericanos, os veículos do Mercosul terão placas unificadas até 2018.

Detalhes não foram divulgados, mas a ideia é que os carros tenham placas com oito caracteres nos mesmos moldes do que acontece na União Europeia, o que foi considerado um avanço significativo nas definições e na implementação da placa única ao longo do encontro que aconteceu em agosto em Buenos Aires. A ideia, aparentemente, é seguir o projeto europeu, que se tornou realidade após intensas negociações entre os países da União Europeia.

Uma combinação de letras e números, sendo que uma das combinações faria referência à cidade de origem do veículo, além da bandeira de cada país. Dessa forma o acesso entre as nações na fronteira seria mais rápido, além de proporcionar maior segurança, já que os veículos seriam mais facilmente identificados em países vizinhos.

A previsão é que Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela terão mais de 100 milhões de veículos circulando nas ruas nos próximos dois anos.

As negociações para tal ação já veem sendo conversadas desde 2010, e em 2012 foi definido o prazo da unificação de placas. Em agosto deste ano uma comissão criada para a Elaboração e Implementação da Patente Mercosul se reuniu em Buenos Aires na tentativa de avançar negociações do projeto. De acordo com o Itamaraty, ficou definido o modelo da placa, que será divulgado posteriormente, e seus detalhes como aspectos gráficos, elementos de segurança. Porém, o projeto aguarda ser referendado pelo Grupo Mercado Comum, após isso outras informações mais detalhadas serão divulgadas.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Venezuela e Argentina possuem maior interesse na unificação, uma vez que seus respectivos processos de placas já estão praticamente esgotados, e seria mais viável já fazerem a troca para o novo sistema de modelo unificado do Mercosul.

A Argentina, por exemplo, possui apenas 2 milhões de combinações disponíveis.  Já no Brasil as combinações disponíveis de placas garantem abastecimento de toda a frota até 2030, segundo previsão de crescimento.

Por Vivian Schetini

Foto: Divulgação

Compartilhe

Posts Recentes

Ram Rampage R/T: Potência e Resistência na Corrida de 24 Horas

Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais

Jeep Recon EV: revolução elétrica no asfalto e na trilha

Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais

BMW C 400 X: tecnologia e estilo nas ruas brasileiras

Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais

Jeep Renegade 2024: análise profunda de Desempenho e Design

O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais

VW T-Cross 2024: inovação e eficiência em SUV Compacto

O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais

Toyota Land Cruiser 2024: reinvenção do ícone Off-Road

A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais