JAC Motors irá construir nova fábrica em Camaçari (BA)

  

Os meios de notícia já haviam notificado sobre o fato da JAC Motors querer criar uma fábrica aqui no Brasil. Após o que era conversa se confirmar novos contratempos acabaram surgindo. Depois de alguns imprevistos e “pedras pelo caminho” a fábrica totalmente nacional vai começar a ser construída no mês de novembro de 2014. Bom, ao menos é isso que mais uma vez garante a montadora de origem chinesa.

De acordo com as informações divulgadas pela companhia, todas as questões que estavam ligadas a licenças ambientais já foram acertadas. Outro detalhe importante é que a linha de financiamento inicial já foi obtida junto ao governo do estado da Bahia.

Então o que falta?

De acordo com a própria JAC Motors o que está faltando é apenas realizar a definição de qual vai ser a construtora responsável pela obra civil. A previsão é de que a mesma seja divulgada dentro de poucos dias.

E a produção? Quando começa?

A JAC Motors informa que com todos os detalhes acertados e, claro, a fábrica construída, a unidade deverá começar suas atividades ainda no primeiro trimestre de 2016. E tem um detalhe: essa data representa um atraso de mais de um ano em relação ao que estava sendo previsto inicialmente.

Em uma cerimônia realizada com os mais variados políticos a JAC Motors fez o lançamento da pedra fundamental da fábrica. Só que a pedra fundamental curiosamente já tem alguns anos: foi enterrada em novembro de 2012.




Veja também:  Chevrolet Montana 2018 - Especificações, Ficha Técnica

A unidade brasileira da JAC Motors ficará situada em uma localidade velha conhecida do setor automobilístico: Camaçari, no estado da Bahia. É lá que também fica a fábrica da Ford.

De acordo com o planejamento feito originalmente nesse período de 2014 deveria ser o momento em que a fábrica já estivesse em sua fase de conclusão. Segundo o plano original o início da construção deveria ter sido no ano passado. A demora no início das obras veio da dificuldade de obtenção tanto de financiamento quanto de licenças ambientais. O que havia sido feito até o momento foi apenas a terraplanagem.

A única certeza que se tem é de que até 2016 entre as fabricantes chinesas que brigam por espaço no Brasil a Chery terá uma vantagem mais do que óbvia.

Por Denisson Soares

JAC Motors

JAC Motors

Fotos: Divulgação


Veja também:  Citroen C3 2018 - Características, Versões, Preços




Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.