General Motors pretende lançar carros que possam se comunicar por meio de conexões sem fio


A montadora americana General Motors pretende lançar dentre dois anos os primeiros automóveis da empresa capazes de se comunicarem por meio de conexões sem fio.

O objetivo é que os carros possam trocar informações para evitar acidentes, como batidas, e até trafegar sozinhos pelas ruas. Algo parecido com o carro autônomo do Google poderia ser criado.  

De acordo com o site CNET, o V2V funcionará com uma variação da especificação 802.11 usada atualmente no Wi-Fi em tablets e smartphones. Com uma conexão rápida e inteligente, os automóveis da GM serão capazes de evitar acidentes, logo, se um carro frear bruscamente, o automóvel que estiver atrás saberá da situação e usará as informações compartilhadas entre os carros para evitar uma batida.  

Veja também:  Fiat Palio Fire, Linea, Bravo, Freemont e Idea saem de linha em 2017

O Super Cruise é outra tecnologia que permitirá que os carros dirijam sem auxílio humano. Ajustes de velocidade e direcionamento deverão estar presentes na tecnologia. No entanto, o motorista deverá estar atento a todo instante, visto que o automóvel da fabricante americana exigirá algumas interações frequentes. O sistema ainda não é igual ao do carro autônomo do Google que dispensa volantes e pedais, mas é semiautomático e capaz de dirigir o carro em pequenas distâncias sem precisar de qualquer interferência do condutor.  

"Estou convencida que os clientes vão abraçar o V2V e a condução automatizada por uma simples razão: eles são a resposta para os problemas cotidianos que as pessoas querem resolvidos", disse a CEO da General Motors, Mary Barra.  

Veja também:  Novo Chevrolet Tracker com Motor Turbo - Lançamento e Preço no Brasil




As novidades apresentadas chegarão aos veículos mais completos da companhia e devem ser gradualmente levadas aos automóveis mais populares. A marca de luxo da General Motors, o Cadillac, deverá ser o primeiro a obter o sistema V2V, mais especificamente em um modelo 2017 do Cadillac CTS.

No futuro é provável que outras marcas da GM sejam equipadas com o sistema. Chevrolet, Hummer, Daewoo, Holden, Opel, Saturn, Vauxhall, entre outras montadoras que a companhia tem influência poderão adotar sistemas parecidos.

GM V2V

Foto: Divulgação



Anuncie seu carro no Carro Bonito. Mais de 1 milhão de visualizações mensais. Grátis por tempo limitado. Condições especiais para lojistas.