Se tem algo que não precisa destacar em termos automobilísticos é o fato de que os carros na atualidade contam com uma tecnologia cada vez mais aprimorada. Mas mesmo assim, com todo esse aparato tecnológico, em um momento ou outro o condutor terá que passar por alguma situação de pane. E claro que geralmente isso só acontece quando menos se espera.
Tendo em vista essa situação desagradável separamos alguns dos principais motivos que podem levar um automóvel a simplesmente parar de funcionar assim, para você que é condutor, fica uma dica sobre o que prestar atenção.
Mas também vamos tratar de um dos principais e mais simples motivos: a bateria. Confira:
Primeiramente vejamos alguns dos problemas mais recorrentes que fazem o carro “dar uma pausa” além da bateria:
– Combustível adulterado. No Brasil não é raro termos isso;
– Sujeira no carburador;
– Velas já bastante cansadas;
– Sujeira no tanque de combustível e muito mais.
Como é possível perceber são coisas simples. Mas no meio de uma rodovia a coisa se torna uma dor de cabeça.
Agora vamos analisar um dos pontos mais importantes, ou seja, um dos que mais fazem o carro entrar em pane e deixar o motorista “na mão”: a bateria.
Este item lidera isolado. Mas é só ter um pouco de conhecimento básico para lidar com a situação. Por exemplo, às vezes as luzes indicativas acendem o que pode dar a entender que o problema pode ser com a bateria ou então com o alternador.
Quando isso acontece o que a bateria faz é usar sua energia até o fim sem que exista reposição de carga. O que fazer? Leve o carro a um auto-elétrico. O problema pode ser resolvido com uma simples recarga ou até mesmo com a troca da bateria.
Voltando a falar do alternador, se o problema for com ele também pode ser “recuperado” ou em casos mais complicados, assim como com a bateria, poderá ser trocado.
Para qualquer motorista a dica é ter noções básicas para saber o que fazer ou não em momentos de problemas.
Para ajudar ainda mais um pouco no caso de seu automóvel não funcionar porque a bateria “deu pau” veja um vídeo no Youtube onde é mostrado como usar um carregador doméstico corretamente.
Por Denisson Soares