Jaguar E-Type Lightweight – Produção de 6 modelos da série especial

  

A marca inglesa Jaguar anunciou a retomada da produção de modelos da série especial Lightweight, do Jaguar E-Type. A linha clássica foi lançada pela primeira vez no ano de 1963. Os novos modelos serão divulgados oficialmente em evento na cidade de Monterey, na Califórnia, nos Estados Unidos, segundo informações do jornal “O Estado de S.Paulo”.

Nos anos 60, a empresa do Reino Unido chegou a produzir 12 unidades. Para 2014, estão previstas a produção de mais 6 carros. Em 1963, foi anunciado que seriam fabricados 18 modelos no total, mas a Jaguar produziu apenas 12. Dessa forma, o restante das unidades, de fato,  ficou para 2014,  mais de 50 anos depois.

Com motor 3.8 de seis cilindros, o veículo retrô será montado à mão na Inglaterra (Reino Unido), inclusive, com a utilização da mesma tecnologia aplicada no passado, em 1963. O Lightweight também vem com carburadores triplos Weber, além de potência de cerca de 340 cv e com torque de 38,75 mkgf.

No interior do veículo inglês também há bancos de couro Connolly e volante com aro de madeira.  Segundo “O Estado de S.Paulo”, a “charmosa” manopla de câmbio é feita de alumínio escovado. Lembrando que o câmbio do carro é manual e apresenta quatro velocidades.

Os seis modelos fabricados em 2014 serão comercializados como veículos de competição e já possuem homologação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Os veículos levam status de carros “clássicos e históricos” de competição.




Veja também:  Chevrolet Prisma 2018 - Especificações, Preços

De acordo com a reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”, o grande desafio da linha foi manter “a áurea e a aparência de um modelo 1963”.  John Edwards, diretor da Special Operations da Jaguar Land Rover, afirma que a missão da empresa “consiste em satisfazer a paixão dos nossos clientes mais exigentes e entusiastas pelos veículos”, segundo reportagem do Diário Catarinense.  Edwards também afirma que “o novo E-Type Lightweight é um projeto emocionante”.

Por Letícia Veloso

Jaguar E-Type Lightweight

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.