Fragilidade dos carros que usam controle remoto



Recentemente um alerta foi dado por seguradoras de veículos dos Estados Unidos: nos últimos tempos o aumento de furtos em carros com controle remoto no país tem sido significativo. De acordo com as informações divulgadas os criminosos, ao que parece, andam com um dispositivo que copia o código de controle que é usado para abrir as portas dos carros e o usam para pegar o que quiserem sem que para isso seja preciso arrombá-las. E claro, a ação passa quase despercebida.

Segundo informações divulgadas pelo National Insurance Crime Bureau, que se trata de uma agência que faz o monitoramento de fraudes de seguro seguindo ordens das companhias, essa modalidade de roubo foi identificada entre outros estados na Califórnia e em Ilinois. Os números não foram divulgados.



Ainda segundo a ONG, especialistas do setor de segurança já conseguiram detectar uma série de falhas no sistema de transmissão de código do controle para as travas elétricas das portas dos carros.

Teoricamente o sistema em questão gera dúvidas para ser usado uma vez que ele deveria fornecer um código único e também criptografado para cada vez que o controle fosse acionado tanto para travar quanto para destravar as portas do veículo.



Recentemente a revista norte-americana “Wired” divulgou um vídeo no qual é apresentado um hacker que conseguiu abrir um carro a distância com itens que custam cerca de US$ 1 mil e foi montado na casa do especialista (para ver o vídeo na página da revista clique aqui). De acordo com o hacker o sistema tem capacidade para funcionar em uma variedade de veículos e também de marcas.

A questão tem chamado mais atenção atualmente devido ao método usado. Casos de furtos nos carros feitos por códigos copiados já foram registrados. Entretanto, essa é a primeira vez que são vistos dispositivos portáteis e de certa forma baratos de se construir.

Leia também:  Fiat Siena EL e Idea 2015 - Características e preços dos modelos

Conforme o NICB, os furtos por meio de arrombamento continuam liderando. Um detalhe é que um terço dos carros (americanos) foi invadido simplesmente porque seus donos deixaram as portas destrancadas.

Por Denisson Soares

Chave de carro com controle remoto

Foto: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.