Perigos de usar celular na direção

  

Para muita gente isso é um hábito bastante comum, apesar de ser proibido. Muitos motoristas, por mais experientes que sejam, insistem ainda em usar o celular enquanto estão na direção de um veículo. E isso não é um problema só no Brasil.

Em uma pesquisa que foi realizada pelo Centro de Tecnologia Allianz (Allianz Center for Tecnology – AZT), que se encontra localizado em Munique, na Alemanha, foram analisadas as principais causas e prejuízos das distrações ao volante e um terço dos acidentes que acontecem são exatamente pelo motivo citado.

Na pesquisa um percentual de 20% dos motoristas admitiram que enquanto estavam dirigindo já mandaram sim mensagens de texto e leram ou responderam e-mails. Outra fatia, representada por 30% dos entrevistados disseram que leem as mensagens, mas raramente ou não com tanta frequência.

De acordo com o Dr. Jörg Kubitzki, autor da pesquisa e pesquisador de acidentes do AZT o ato de escrever mensagens de texto ao volante é pior e mais perigoso do que usar o telefone. Isso porque os olhos, mente e mãos estão muito envolvidos.

A pesquisa ainda mostrou que 40% dos entrevistados, mesmo sabendo que era proibido já fizeram ligações telefônicas sem fazer o uso do viva-voz. Mas nem tudo o que foi levantado se mostrou como algo ruim. Cerca de 60% dos que participaram disseram que consideram o ato de usar o telefone ao volante como uma das principais e mais perigosas formas de perder a atenção no trânsito.

Para se entender melhor o quão complicado é a situação basta olharmos um dado simples: o risco de que um motorista sofra um acidente aumenta entre 2 e 5 vezes quando ele está com o celular na mão ou no viva-voz.




Veja também:  Projeto de Lei pode liberar Som Alto em Carros

Nos últimos três anos, analisando os acidentes registrados, 43% das pessoas admitiram que estavam fazendo uso do telefone celular enquanto dirigiam contra um percentual de 26% que não estavam.

Então fica a dica: quanto mais atenção melhor.

Por Denisson Soares

Motorista com celular

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.