Novo Ford Ka faz chamada para o SAMU em casos de acidente

  

Quando falamos sobre carros, consideramos a segurança como um dos pontos a serem tidos como fundamentais pelas montadoras. A Ford parece estar interessada nesse assunto.

Em um evento realizado no último dia 25 de julho de 2014, no qual a companhia apresentou seu novo Ka, um aspecto do modelo em particular acabou chamado a atenção do meios de comunicação especializados na área. Trata-se de uma tecnologia que tem caráter assistencial em caso de emergência. E uma curiosidade: é a primeira vez que algo do tipo aparece em um carro nacional.

O sistema que se encontra presente no novo Ka basicamente segue a mesma linha apresentada nos veículos da Volvo. Mas, neste caso, há um diferencial que pode atrair os consumidores, já que ele está presente, mas não será cobrado nenhum adicional por isso.

Veja também:  Volvo XC40 - Lançamento, Características

Nos carros fabricados pela marca sueca, os proprietários são obrigados a pagar uma anuidade que gira em cerca de R$ 1 mil.

O Sync já é conhecido. Pois bem, esse recurso nada mais é do que uma funcionalidade que integra o sistema. Esse “item” de assistência de emergência é programado para que uma ligação seja feita para o serviço de emergência do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e tudo de forma automática.

A funcionalidade entrará em ação quando ocorrer um eventual acidente com o veículo, desde que ocorra o acionamento do sistema de airbag ou ainda aconteça o corte de combustível, fato este que é comum quando o carro capota ou acontece alguma colisão traseira.

Veja também:  Volkswagen Golf 2018 - Características, Especificações

Entretanto, o proprietário do modelo deve tomar algumas providências para que o sistema funcione. A principal delas apontada pela montadora é o fato de que, para o dispositivo funcionar, é preciso que o smartphone esteja integrado ao Sync via conexão Bluetooth.

Feito isso, em caso de ocorrer um acidente, uma mensagem é enviada informando que aconteceu o referido acidente, bem como as coordenadas de localização do carro por GPS. Na sequência, o microfone também é ativado e as pessoas que estão no veículo poderão se comunicar, caso estejam conscientes. 




De qualquer forma, o interessante é que, mesmo que os ocupantes não estejam em condições de responder, as principais informações já estão registradas para que a equipe de socorro possa ser enviada.

Veja também:  VW Fox/CrossFox 2018 - Preços, Ficha Técnica, Novidades e Análise

Outro detalhe que vale ressaltar é que o sistema não conta com um botão manual para a ativação. Então, quem quiser passar trote, pode esquecer. Já outra vantagem apontada pela montadora é que o sistema funcionará durante toda a vida útil do carro.

Nos modelos nacionais da Ford ele será distribuído gradualmente.

Para quem quiser saber mais sobre o serviço, a Ford disponibiliza um treinamento on-line no site www.emergencyassistance.ford.com/.

Por Denisson A. Soares

Foto: divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.