Mercedes-Benz apresentou o novo motor V8 destinado às versões esportivas da AMG



A Mercedes-Benz apresentou recentemente seu novo motor destinado às versões esportivas da AMG. O bloco em questão trata-se de um V8 de 4 litros e dois turbos, redução de peso e cárter seco. O equipamento estará integrado no SLS AMG que será chamado mundialmente de AMG GT. A previsão, de acordo com alguns  sites especializados no setor é de que o esportivo seja lançado no final do ano.

Detalhes técnicos:



O novo motor terá a capacidade de gerar ao todo 510 cavalos de potência os quais estarão completamente disponíveis a 6.250 rpm. Além disso, o motor também dá mostras de ter um bom torque, são 66,3 kgfm e isso considerando ainda uma faixa de rotação mais ampla que começa a partir de 1750 e pode chegar até 4.750. De acordo com as informações divulgadas pela própria fabricante há de certa maneira uma ligação direta entre este novo V8 e o motor 2.0 que conta com quatro cilindros e gera 360 cv (este último integra o A e CLA AMG.) Em comum nos dois propulsores os pistões têm o mesmo curso e diâmetro.

Lá atrás falamos que o novo motor V8 conta com uma lubrificação por cárter seco. Isso, em outras palavras quer dizer que aquela tradicional bandeja de óleo que ficava instalada na parte inferior do motor teve que dar adeus. Consequentemente, isso permite que o bloco possa ser montado em uma posição que pode chegar até ser de 5,5 cm mais baixa. O que de fato contribui para a redução do centro de gravidade do veículo e ajuda na otimização do desempenho.



Veja também:  Honda Pilot - Novo SUV tem Registro no INPI

E por falar em desempenho outra ferramenta que ajuda nesse ponto foi a instalação de dois turbocompressores bem dentro das bancadas dos cilindros. Vale ressaltar que comumente se fazia isso fora delas. Com essa “alteração” o motor acaba por ficar mais compacto permitindo assim uma melhor distribuição do peso do carro.

Por Denisson Soares

Novo motor V8 da Mercedes-Benz

Foto: Divulgação

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.