A Fenabrave divulgou os números das vendas da categoria hatches médios no Brasil. Mantendo a liderança, o Ford Focus quase perdeu a posição para o novo Volkswagen Golf, que vendeu 91 unidades a menos que o modelo da marca norte-americana. Mesmo em seu pior desempenho neste ano, o Golf apresentou o maior crescimento em vendas (alta de 110%) em relação ao ano de 2013.
Mantendo o primeiro lugar, o Ford Focus emplacou 1.428 unidades. Com 28% da participação do segmento no mês de junho, o modelo da Ford teve uma queda de 14% em relação ao mês de maio e uma alta de 1% em relação a junho de 2013.
O Volkswagen Golf mostra a que veio e chegou muito perto de tirar a liderança do Focus. Com 1.337 unidades vendidas, o carro que possui 26% da participação, foi líder de crescimento em relação ao ano passado, com alta de 110%, mas apresentou uma queda de 4% nas vendas quando comparado ao mês de maio.
Líder de vendas no mês de maio, o Chevrolet Cruze Sport6 não foi bem no mês de junho, sofrendo uma queda de 36% em relação ao quinto mês do ano. Representando 22% da participação do mercado no mês de junho e apresentando uma variação negativa de 31% quando comparado ao ano passado, a marca da gravata dourada conseguiu emplacar 1.105 unidades de seu hatchback.
Se as vendas do Cruze recuaram, o Peugeot 308 recuou 53,3% em relação ao ano passado, representando seu pior desempenho desde fevereiro de 2012. Com 420 unidades vendidas, uma queda de 24% quando comparado ao mês de maio, a Peugeot viu seu hatchback obter o quarto lugar e ficar distantes dos lideres do segmento.
Ocupando o quinto lugar, a Fiat viu o Bravo ter seu pior resultado no ano, com uma baixa de 41% nas vendas em relação a 2013. Com 381 unidades emplacadas, o hatchback da Fiat ficou 3 unidades a frente do Hyundai i30, que mesmo registrando uma queda no emplacamento quando comparado ao mês de maio, teve um aumento de 24% em relação ao ano passado.
Com uma atuação muito pequena, a Citroën conseguiu emplacar apenas 49 unidades do C4 no Brasil. Com recuo de 83,2% em relação a 2013, o desempenho do C4 mostra que a marca francesa precisa trazer a nova geração do hatchback para continuar na disputa do segmento.
Fechando a lista está o Impreza da japonesa Subaru, com 4 veículos emplacados.
Responsável por 5.102 carros vendidos no mês de junho, o segmento dos hatches médios registrou uma queda tanto nas vendas em relação a 2013 como em relação ao mês anterior, com queda de 13% e 19%, respectivamente.
Por Caio Polo
Foto: Divulgação