Cruise RP-1 – Novo sistema de pilotagem autônoma possibilita que o carro dirija sozinho



Um carro que dirige sozinho parece algo bem futurístico, contudo, saiba que fabricantes de carros e empresas independentes trabalham há tempos em um sistema que controle de modo autônomo os veículos, sendo que o resultado efetivo desses desenvolvimentos deve aparecer nos próximos anos. Enquanto essa tecnologia não chega ao mercado através das montadoras, a Cruise, empresa estadunidense, já dispõe de um sistema de condução autônoma para perímetros rodoviários. 

O sistema de pilotagem autônoma pode ser equipado em qualquer veículo. A tecnologia de pilotagem tem sua funcionalidade efetivada pelo reconhecimento de faixas, feita através de radares, sensores e câmeras adicionadas aos para-choques e ao teto.



Segundo a empresa Cruise, os sensores têm a capacidade de reconhecer veículos em torno do carro que possui o equipamento tecnológico com o sistema, semáforos, pedestres e placas de informações.

Veja também:  Startup Zoox de carros autônomos pode ser comprada pela Amazon

Contudo, por enquanto o sua utilização está restrita na rodovia. Quando ligado, o sistema de condução autônoma assume o veículo, não necessitando que o motorista acione os pedais de comandos ou que toque o volante. O Cruise RP-1 mantém o carro restritamente na pista, desviando de obstáculos e freando o veículo quando houver necessidade e quando reconhecer  veículo à frente, similarmente ao sistema de segurança já oferecido em carros mais caros. Caso o motorista queira desativar o sistema de condução, basta que ele acione os pedais ou mexa no volante.



Com um equipamento discreto e com poucos componentes aparentes, como as câmeras e o radar situado no teto, próximo ao para-brisa, o equipamento como um todo tem um visual agradável e o botão que aciona o sistema tem um layout bonito e que combina com o interior do veículo.

Veja também:  Toyota Hilux e SW4 2021 - Imagens da Nova Reestilização

A empresa norte-americana Cruise já aceita encomendas do sistema por US$ 10 mil, cerca de R$ 22 mil. No entanto, a princípio, o sistema poderá ser equipado apenas no Audi A4 ou Audi S4

Por Caio Polo

Cruise RP-1

Foto: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.