Novo BMW Série 1 terá plataforma UKL1



Apresentado no fim de 2011, a segunda geração do BMW Série nem passou pela reestilização pontual para dar fôlego ao modelo nas vendas e a imprensa na Europa já fala sobre a terceira geração do hatch da marca alemã. Especula para chegar com muitas mudanças em relação ao modelo atual, entre a principal alteração é a perda da tradicional tração traseira para que o modelo possa adotar uma nova plataforma, o que com certeza frustraria os fãs mais puristas do hatchback.

De acordo com a revista britânica “Auto Express”, a nova plataforma UKL1, que será adotada no novo Série 1, é a mesma de tração dianteira utilizada pela nova geração do MINI Cooper e do monovolume Série 2 Active Tourer. Contudo, embora o carro deixe de trazer a tradicional tração traseira, o novo Série 1 ganharia em distância entre-eixos e, consequentemente, no espaço interno aos ocupantes do veículo.



Veja também:  Novo Renault Duster 2020 - Novidades e Preço

A nova geração do Série 1 manteria as configurações de seu portfólio, sendo composta pelas configurações hatchback de duas e quatro portas, mas também haverá uma versão sedan, para competir com o Audi A3 Sedan e o Mercedes-Benz CLA. A linha Série 2, com versões conversível e coupé, também acompanharia as mesmas alterações.

Apesar de ter suas dimensões ampliadas, a próxima geração do Série 1 ficará mais leve por não ter todo a mecânica necessária para a tração traseira. A decisão da fabricante alemã em deixar de lado a tração traseira e adotar a tração dianteira em seu hatchback e modelo de entrada veio através de uma pesquisa feita em 2010, que apontou que 80% dos donos de Série 1 pensavam que o carro tinha tração nas rodas da frente. Além disso, o próprio MINI Cooper mostra que dá pra ser um carro divertido mesmo com tração dianteira. Vale lembrar também que esse tipo de tração está presente nos rivais Mercedes Classe A e Audi A3. 



Veja também:  Chevrolet Cruze Premier 2020 - Lançamento, Especificações

Além da tração dianteira, o novo Série 1 contará com a nova linha de motores que equipa o MINI Cooper. Portanto, a nova geração do hatch da BMW poderá vir equipada com o motor três cilindros 1.5 Turbo com 136 cv ou com o bloco quatro cilindros 2.0 Turbo, capaz de entregar 192 cv. Ambos os motores irão trabalhar com a atual transmissão automática de oito velocidades.

Por Caio Polo

Novo BMW S?rie 1

Foto: Divulgação

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.