Mitsubishi Outlander – Evolução dos carros

  

Quem nunca sonhou com os carros voadores do clássico desenho “Os Jetsons”, a família futurista da Hanna Barbera,  que lançavam a ideia que os anos 2000 seriam o ápice da tecnologia, as casas no céu e os veículos sendo naves domésticas. Até  o filme “Blade Runner”, dos anos 80, também brinca com essa ideia. Mas e na realidade? Finalmente chegamos nos anos 2000. Estamos em 2014 e os carros não evoluíram? Na verdade eles ainda não podem voar, mas já existem veículos com tecnologias bem avançadas e eles estão à venda no mercado.

Um exemplo é a terceira geração da Mitsubishi Outlander, que está completamente remodelada, com uma nova plataforma e chega ao Brasil em três versões: Outlander 2.0, Outlander GT V6  e GT V6 full Technology Pack.

O carro tem duas opções de motor: 2.0 de 16V com potência de 160 cv e o 3.0 V6 de 240 cv. Na primeira opção o câmbio é CVT; na segunda o câmbio tem transmissão automática de seis marchas com opção de troca sequencial (borboleta no volante) e tração 4×4 que pode ser usada em três modos: eco (4X2), auto (4X4 inteligente) e lock (4X4 permanente).

O carro tem de série nove airbags, freios ABS com EBD (distribuição de força de frenagem), controle de tração e de estabilidade, ar condicionado digital, direção elétrica, faróis de LED e de neblina, destravamento das portas e partida do motor sem chave. Sim, finalmente depois de quase 2 séculos o carro não precisa mais da chave para dar a partida (nisso superamos os Jetsons, que ainda possuíam uma chave para a ignição). Há também coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, bancos de couro com ajustes elétricos, teto solar e sistema de som multimídia.

A partir da versão V6 GT 4×4 o carro ganha faróis bi-xenon, piloto automático (que funciona em baixas velocidades), sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, GPS e terceira fileira de bancos.

No topo de linha V6 GT 4×4 Full Technology Pack, destaque para o sistema que freia o carro automaticamente (um sistema que pode salvar a vida do motorista), ele evita colisões em baixas velocidades. Assim que detecta a colisão ele freia sem o comando de quem está no volante.




Veja também:  Fiat Mobi 2018 - Ficha Técnica, Versões

O carro conta também com o sistema de assistência para partidas em rampa: mesmo sem acionar o pedal do freio, o carro fica parado por três segundos, permitindo que o motorista faça a arrancada ou a manobra de estacionamento sem riscos.

Por Rafael da Silva

Mitsubishi Outlander

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.