PSA apresenta conceito de interior que se adequa ao humor do motorista



A PSA Peugeot-Citroën continua investindo pesado em projetos de design e inovações tecnológicas e visuais em seus mais recentes lançamentos. Dessa vez, a PSA prepara um lançamento de um novo conceito de cabine automobilística. Batizado de “Chrysalide Concept”, o habitáculo traz um desenho com linhas arrojadas e incomum, além de possuir a capacidade de “perceber e medir” a fadiga e o estresse de quem está no interior do veículo.

Embora pareça extremamente futurístico, a PSA Peugeot-Citroën explica que a cabine simplesmente se adapta ao humor do condutor, levando em consideração garantir o bem estar físico, social e mental. Mesmo que ainda seja um conceito, é possível notar que a marca foca em um habitáculo com visual “clean” e agradável, com foco na praticidade, dinâmica e facilidade de leitura das informações.



Segundo a marca, a tecnologia consiste em uma câmera posicionada em uma região estratégica na cabine, capaz de analisar com fidelidade as expressões faciais do motorista. Com isso, o sistema é capaz de detectar o estado emocional do condutor (raiva, cansaço, sonolência, bom humor), ativando um software desenvolvido para modificar os sons do ambiente interno do veículo, a iluminação e até a superfície de algumas regiões do painel. .

Além dessas personalizações proporcionadas pelo sistema especial, o próprio condutor pode promover as alterações do interior através do dispositivo, escolhendo a música a ser tocada, a intensidade da massagem do banco e a fragrância exalada na cabine.

Há ainda um novo sistema de controle de poluição com filtro anti-contaminação, que já está à venda no mercado chinês, que purifica o ar da cabine.



Por fim, a PSA Peugeot-Citroën ainda traz um novo sistema de 3D que processa digitalmente os sinais de áudio para se comunicar com o condutor de forma mais clara. O resultado são comandos e indicações mais intuitivas.

Caso o sistema de navegação via satélite (GPS) indique que o condutor deve fazer uma conversão à direita, o som sai exatamente nas caixas de som situados na parte direita. O mesmo sistema 3D é utilizado para reproduzir as músicas, tornando uma experiência mais envolvente.

As tecnologias serão disponibilizadas nos principais veículos da PSA a partir de 2016.

Por Caio Polo

Foto: divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.