Carros que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1



  

O homem que mais chamou a atenção no mundo do automobilismo, indubitavelmente foi Ayrton Senna. Sua paixão pela Fórmula 1 deixava milhares de brasileiros acordados nas manhãs de domingo para assistir às corridas. Sendo assim, vamos abordar nesse artigo os principais carros utilizados por esse campeão, que fazia o mundo parar quando estava pilotando.

Senna combinava agressividade com precisão ao volante, além de possuir conhecimento técnico acerca dos carros e se preocupar com o preparo físico fora das pistas.  Durante os 10 anos de carreira, Ayrton passou por duas grandes transições técnicas que foram a mudança dos motores turbo para os aspirados e posteriormente, o banimento dos auxílios eletrônicos, além de pilotar o carro pioneiro em suspensão ativa.

Veja também:  Audi RS5 Sportback 2018 - Características, Especificações

Desta forma, o primeiro carro utilizado por Senna foi um Toleman TG183B. Foram quatro corridas com ele, sendo que a estreia ocorreu no Brasil. O chassi é um monocoque de fibra de carbono com motor fazendo parte de sua estrutura. O câmbio era manual Hewland de 5 marchas.

Em seguida Senna pegou um Toleman TG184 / TG184B, carro em que ficou conhecido no mundo todo após conseguir o 2º lugar no GP de Mônaco daquele ano. Além desse, ele também conquistou outros dois pódios, na Inglaterra e em Portugal, e um 7º lugar no Canadá. Nessa época, haviam vários abandonos devido aos acidentes ou quebras durante as corridas.




Veja também:  Novo Kia KX3 2018 - Preço e Lançamento do SUV no Brasil

A primeira vitória do piloto na F-1 veio na segunda corrida do ano, no GP de Portugal, durante forte chuva o que fez sua fama se espalhar ainda mais pelo fato de a pista estar molhada. O carro em que usava era um Lotus 97T. Tempos mais tarde passou para o Lotus 98T, em seguida para Lotus 99T, McLaren MP4/4, MP4/5, MP4/5B, MP4/6, MP4/6B, MP4/7A, MP4/8, e por fim, Williams FW16, carro em que Senna sofreu o acidente trágico durante a sétima volta na curva Tamburello em San Marino, após a barra de direção quebrar. 

Por Luciana Viturino

Toleman TG183B

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.