Normas que devem ser respeitadas por motoristas e passageiros



Trafegar de forma legal não é estar apenas com documento regular e condições boas do veículo. Há normas gerais e oficiais para circular com a conduta correta, conforme indica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O condutor tem dever de trafegar apenas quando estiver equilibrado de maneira emocional. Também não pode ingerir álcool ou consumir drogas alucinógenas e ilícitas. O corpo precisa estar descansado antes de assumir o volante para realizar um tráfego seguro.



Quem dirige também precisa de calçados que se firmem nos pés e não comprometam o uso dos pedais (Artigo 252, CTB). Solados de borracha são mais indicados por terem menores chances de escorregar dos pedais.

Veja também:  Volkswagen Up! 2019 - Características, Especificações

O número de passageiros precisa ser compatível com as características do automotivo, descritas no manual do proprietário. Proibido exceder o limite de carga. Quem excede corre risco de receber multas depois de blitz policial.

As regras gerais de conduta indicam que passageiros menores de dez anos necessitam ficar no banco traseiro do veículo. O público infantil precisa sentar no banco traseiro, usar cinto de segurança e equipamento de retenção, conforme a idade:



A: Crianças menores de um ano não entram no veículo sem permanecerem no colo de passageiros;

B: Crianças maiores de um ano têm autorização para sentar no bebê-conforto presente nos bancos traseiros do veículo;

Veja também:  Novo padrão de placas começa a ser usado no Brasil

C: Crianças de quatro a sete anos podem viajar com cadeirinha especial;

D: Crianças de sete a dez anos têm que usar assento de elevação;

E: Crianças maiores de dez anos precisam utilizar cinto se segurança.

Em motocicletas é proibido que crianças menores de sete anos sejam passageiras. Nos automóveis, todos necessitam usar cinto de segurança para assegurar a integridade física. Nenhuma parte do corpo das pessoas dentro do carro deve aparecer para o lado de fora. Atenção, também é proibido jogar, lançar ou abandonar objetos na via. Quem desacata tais regras recebe infração de trânsito e pontos adicionais na CNH.

Por Renato Duarte Plantier



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.