Manutenção dos pneus – Dicas e orientações




Para manter o carro em boas condições e adequado para uso, uma boa manutenção do veículo é essencial. Dentre os itens importantes, os pneus devem ser tratados com cuidado, pois são eles que oferecem a resposta tanto para a aceleração quanto para frear.

Descuidar de detalhes básicos pode resultar em maior risco de acidentes, além de trazer prejuízos ao proprietário. Andar com o veículo sem que ele esteja corretamente mantido, pode ser considerada infração de trânsito e resultar em multa.


Para evitar qualquer problema, algumas dicas podem ajudar. Para começar, lembre-se que a cada 5 mil km rodados você deve fazer uma inspeção nos pneus. Se ocorrer algum evento especial entre esse período, a inspeção deve ser feita imediatamente.

Veja também:  Honda Accord 2019 - Lançamento no Brasil, Especificações

No caso de pneus de carga, quando é realizada a troca dos pneus com câmara, deve-se trocar junto à própria câmara para que as dimensões originais sejam mantidas. Há também os pneus de passeio que devem ser tratados diferentemente. Neles, as válvulas devem ser trocadas sempre que o pneu for trocado.

Não menos importante do que os demais pneus que falamos é o estepe. Você se preocupa com ele? O estepe sempre precisa estar em perfeitas condições, afinal, é ele que será o substituto, caso haja algum imprevisto com os demais. Ele deve ser o melhor pneu que seu carro tem.


Há também casos especiais nos quais a preparação do carro é para a viagem. Se esse é o seu caso, verifique se os pneus não estão carecas. Quando você notar que a profundidade de sulco chegou a 1,6mm, você já pode considerar o pneu como “quase careca”, ou seja, a segurança já estará comprometida. Não viaje com ele assim porque ele pode estar instável, o que colocará sua integridade física em risco. 

Veja também:  Ford Ka Sedan Titanium - Características, Ficha Técnica

Gostou das dicas? Cuide do seu carro e garanta a sua segurança e a segurança da sua família! 

Por Milena Godoy

Pneus

Foto: Divulgação

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.