Carros auto-condutores estão em testes e são o futuro do mercado automobilístico

  

Carros auto-condutores, ou seja, aqueles que não necessitam de um motorista com as mãos no volante e pés nos pedais para se movimentar, sempre pareceram obras de ficção cientifica, mas graças a um progresso tecnológico e automobilístico, um carro destes pode cruzar seu caminho em um futuro próximo.

Os carros auto-condutores já se encontram em desenvolvimento atualmente, mas muitos deles já estão em processo mais avançado do que muitos podem imaginar e alguns fabricantes já possuem em seus galpões  modelos prontos para saírem às ruas.

Alguns exemplos são: BMW, Nissan e Volvo, que já possuem protótipos de carros auto-condutores. Mas este não parece ser um tema de interesse único das empresas de automóveis, grandes empresas da tecnologia já demonstraram interesse pelo assunto, como o Google que já cogitou o desenvolvimento do “Google Car”, e a Apple que já declarou interesse na auto-condução tecnológica.

Veja também:  Peugeot 208 2018 - Ficha Técnica, Características

Alguns carros destes já foram testados e  a experiência de quem dirigiu foi repassada à frente, o que permitiu falar um pouco sobre os principais aspectos dos carros de auto-condução.

Segundo a Volvo, 95% dos acidentes são causados ​​por falha humana, logo, a solução  parece simples: retirar o motorista da direção, especialmente em trechos com maior risco de acidentes. A montadora já possui cinco protótipos na estrada, em Gotemburgo, na Suécia, que estão equipados com tecnologia autônoma. Por meio da tecnologia Sat-nav, usada pela Volvo é possível programar a rota a ser trilhada e a partir de um aperto de botão instalado no volante, o controle do automóvel passa a ser auto-condutor, sendo que o carro consegue manter a distância de segurança necessária do carro da frente e se manter na pista correta.




Veja também:  Novo Volkswagen Polo 2018 - Preço, Versões, Ficha Técnica e Novidades

Mas estes protótipos são apenas o começo da saga Volvo na auto-condução. A partir de janeiro de 2017, a montadora pretende iniciar o primeiro projeto mundial em larga escala para carros de auto-condução. O projeto que receberá o nome de “Drive Me” contará com 100 novos protótipos que serão testados em 50km de estrada para verificar a interação de segurança e tráfego do carro.

Por Jaime Pargan

Carro auto-condutor da Volvo

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.