Brasil visa ajudar as montadoras em exportações de automóveis



No fim do mês passado o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não apenas anunciou como confirmou que o governo atual está trabalhando em formas que resultem em ações que possam ajudar as montadoras a aumentarem ainda mais as exportações de automóveis para a Argentina.

Em uma entrevista concedida a jornalistas em São Paulo, Guido Mantega ressaltou que seu governo está negociando com a Argentina com o objetivo de superar os obstáculos e liberar o caminho para a exportação de automóveis. Além disso, também há a questão de facilitar, ou seja, tornar viável o financiamento, que neste caso deverá ser privado, observando algumas condições exigidas no setor.



Já com relação a possibilidade de que o governo de certa forma venha a impulsionar o setor por meio de estímulos, o ministro da Fazenda também deixou bastante claro que o governo atual tem suas vistas sempre voltadas para os setores que mais contribuem para um aumento do Produto Interno Bruto, o PIB, entre os quais o setor automobilístico. Para isso o governo faz uso de diversas medidas também levando em consideração a formação de emprego.

O chefe da economia do governo de Dilma, ainda disse aos jornalistas que medidas sempre são tomadas na intenção de não permitir que um setor contribua para o aumento das taxas de desemprego.

Ainda sobre o mesmo tema convém destacarmos os dados divulgados por meio de uma análise feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). De acordo com as informações levantadas pela associação, apenas no primeiro trimestre deste ano de 2014 foram registradas perdas que atingiram o percentual de 32% em relação aos fabricantes brasileiros com as exportações previstas para o nosso país vizinho. Um dos principais pontos que contribuíram para isso foram os obstáculos causados à importação principalmente pelos impostos da Argentina.



O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, também entrou na questão. No mês passado ele fez uma viagem para a Buenos Aires com o objetivo fundamental encontrar uma saída para as restrições do comércio de automóveis, é claro.

Por Denisson Soares



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.