Revelados no fim do ano passado, a BMW lançou oficialmente para os mercados norte-americano e europeu os novos M3 sedan e M4 Coupé. Até o momento apenas o M4 Coupé será vendido no mercado brasileiro, com chegada prevista para o segundo semestre de 2014, embora haja a possibilidade do M3 Sedan aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em outubro.
Compartilhando a mesma plataforma, os dois veículos também utilizam o mesmo motor seis cilindros TwinPower Turbo, capaz de entregar 431 cv e torque de 56,13 kgfm. O novo bloco seis cilindros substitui o tradicional motor V8 4.0 aspirado, sendo 5 cv mais potente.
Trabalhando em conjunto com o novo propulsor, ambos os modelos M podem trazer um câmbio manual de seis marchas, ou uma transmissão automática de dupla embreagem com sete velocidades. Com isso, a versão manual acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto a configuração automática realiza o mesmo processo em 3,9 segundos.
Além disso, tanto o M3 Sedan quanto o M4 Coupé contam com suspensão e modos de direção ajustáveis nos modos Comfort, Sport ou Sport +, deixando o carro apto às diversas situações ao adaptar e oferecer maior rigidez nas estruturas dianteira e traseira, bem como no sistema de direção hidráulica eletromecânica.
Garagem tecnológica com painéis solares:
Outra novidade apresentada pela marca alemã foi a criação de um conceito de garagem para recarregar seus futuros veículos híbridos. As estruturas atendem aos lançamentos do modelo i3, veículo elétrico já vendido em alguns países, e o esportivo híbrido i8, que será lançado neste ano.
A estrutura projetada pela BMW conta com painéis fotovoltaicos capazes de captar energia proveniente do sol e converter em energia para recarregar seus carros. A garagem pode ser feita com estruturas de bambu ou carbono, que contribui ainda mais para um modo de recarga ecologicamente correto. De acordo com a BMW, por crescer rapidamente, o bambu constitui um material extremamente sustentável e por isso foi escolhido para a estrutura de recarga de seus veículos.
A BMW não divulgou a quantidade de horas para que os veículos sejam totalmente recarregados, mas afirmou que a garagem ecológica poderá, em alguns casos, gerar energia além da necessária para recarregar as baterias dos carros, sendo possível usufruir da energia excedente no consumo doméstico.
Por Caio Polo

Foto: Divulgação