Fábrica da Ford em Taubaté (SP) atingiu a marca de 1 milhão de motores Sigma produzidos



A unidade fabril da Ford em Taubaté – SP está comemorando o registro da marca de 1 milhão de motores Sigma produzidos.

Os blocos 1.5 e 1.6 são fabricados em versões flex e gasolina, sendo utilizados para equipar os modelos EcoSport, New Fiesta e Focus na América do Sul, além de serem exportados para o México, onde é instalado no New Fiesta e usados para equipar versões do Focus no mercado alemão e russo.



Inaugurada em dezembro de 2009, a fábrica de motores da Ford em Taubaté é fruto de um investimento de R$ 600 milhões, atingindo a produção de 500 mil unidades em cerca de três anos de operação. Após acelerar os processos na fabricação de motores, o volume de produção de 1 milhão de unidades fabricadas foi atingido na metade deste tempo.

Veja também:  Nissan March 2019 - Novidades, Características

No Brasil, a linha de motores Sigma é fabricada nas versões 1.5 DOHC e 1.6, sendo que está última pode contar ou não com a tecnologia TIVCT de duplo comando de válvulas variável, que funciona tanto na admissão como na exaustão, sendo todas as versões dos blocos contam com 16 válvulas. Com uma enorme evolução e inovações, o motor Sigma é o primeiro propulsor com tecnologia Flex produzido com bloco, cárter, pistões e cabeçote em alumínio, o que deixa o motor mais leve. Outro ponto de destaque do motor é o acelerador eletrônico e correia elástica no lugar de corrente no comando de válvulas.

De acordo com Sérgio Naresi, Gerente da Fábrica de Motores Sigma, a linha sigma apresenta a constante evolução e a tradição da marca norte-americana na produção de motores, com padrão mundial de qualidade e manufatura.

Veja também:  Aumento nos Preços do Onix e Prisma 2019


Em termos de consumo de combustível, dos 20 carros avaliados pelo INMETRO/CONPET equipados com a linha de motor Sigma, 6 veículos possuem padrão B e 14 apresentam padrão A no quesito eficiência energética.

Além do Brasil, os propulsores Sigma também são fabricados em Chennai, na Índia, em Changan e Chongqing, na China, e na Bridgend, no País de Gales.

Por Caio Polo

1 milh?o de motores Sigma feitos no Brasil

Foto: Divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.