Nissan New March será o primeiro modelo a ser fabricado na fábrica de Resende (RJ)





Com a primeira fábrica própria no país, a Nissan diz que tem potencial para  fabricar até 200 mil carros na primeira fase.

A montadora Nissan está presente no Brasil desde a época da abertura das importações. Entretanto, somente agora a companhia pode dizer que tem seu “próprio local de trabalho” no Brasil. Na segunda metade deste mês de março de 2014 a montadora inaugurou em Resende, no estado do Rio de Janeiro, seu primeiro complexo industrial.


A Nissan já há muito tempo produz veículos para o mercado brasileiro, mas para isso utilizava as instalações da Renault, no Paraná, local onde são produzidos os modelos da picape Frontier e da minivan Livina. Com a novidade a empresa terá maior liberdade e capacidade para desenvolver seus projetos em um espaço inteiramente dedicado para ela.

Veja também:  Carro Voador Transition - Início das Pré-Vendas

De acordo com as informações da própria montadora a unidade de Resende tem uma capacidade de produção de 200 mil veículos por ano em uma primeira fase. Dois modelos da marca já estão previstos para dar início aos trabalhos: o sedan Versa, que até então vem sendo importado do México e o hach March.

De qualquer forma o primeiro modelo a ser produzido deverá ser o March. Ou melhor, o New March, como a própria montadora rebatizou a versão. Neste caso o March terá um visual retrabalhado que segue as linhas do padrão europeu. O carro será fabricado no Brasil apenas com o 1.6 16V. A fabricante também informou que a versão 1.0 vai continuar sendo importada do México, mas aqui sem o facelift da versão brasileira.

Veja também:  Análise do Ford Ka Sedan Titanium 2019

Para a montadora a fábrica brasileira é um aspecto fundamental para a retomada nas vendas. Um dos motivos de tanto investimento por parte da Nissan é que a marca foi a principal atingida pelas limitações que o governo brasileiro impôs nos últimos anos visando frear a importação de veículos para o Brasil. Tudo isso começou com o estabelecimento de cotas para carros vindo do México e depois culminando no aumento do IPI em 30 pontos percentuais.

Com as novidades trazidas pela montadora a partir do 2° semestre tanto o March quanto o Versa poderão entrar no mercado e encarar a briga em nível de igualdade com os concorrentes nacionais.

Por Denisson Soares

Nissan New March 2015

Foto: Divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.