Com a primeira fábrica própria no país, a Nissan diz que tem potencial para fabricar até 200 mil carros na primeira fase.
A montadora Nissan está presente no Brasil desde a época da abertura das importações. Entretanto, somente agora a companhia pode dizer que tem seu “próprio local de trabalho” no Brasil. Na segunda metade deste mês de março de 2014 a montadora inaugurou em Resende, no estado do Rio de Janeiro, seu primeiro complexo industrial.
A Nissan já há muito tempo produz veículos para o mercado brasileiro, mas para isso utilizava as instalações da Renault, no Paraná, local onde são produzidos os modelos da picape Frontier e da minivan Livina. Com a novidade a empresa terá maior liberdade e capacidade para desenvolver seus projetos em um espaço inteiramente dedicado para ela.
De acordo com as informações da própria montadora a unidade de Resende tem uma capacidade de produção de 200 mil veículos por ano em uma primeira fase. Dois modelos da marca já estão previstos para dar início aos trabalhos: o sedan Versa, que até então vem sendo importado do México e o hach March.
De qualquer forma o primeiro modelo a ser produzido deverá ser o March. Ou melhor, o New March, como a própria montadora rebatizou a versão. Neste caso o March terá um visual retrabalhado que segue as linhas do padrão europeu. O carro será fabricado no Brasil apenas com o 1.6 16V. A fabricante também informou que a versão 1.0 vai continuar sendo importada do México, mas aqui sem o facelift da versão brasileira.
Para a montadora a fábrica brasileira é um aspecto fundamental para a retomada nas vendas. Um dos motivos de tanto investimento por parte da Nissan é que a marca foi a principal atingida pelas limitações que o governo brasileiro impôs nos últimos anos visando frear a importação de veículos para o Brasil. Tudo isso começou com o estabelecimento de cotas para carros vindo do México e depois culminando no aumento do IPI em 30 pontos percentuais.
Com as novidades trazidas pela montadora a partir do 2° semestre tanto o March quanto o Versa poderão entrar no mercado e encarar a briga em nível de igualdade com os concorrentes nacionais.
Por Denisson Soares
Foto: Divulgação
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais