Normas de trânsito para circulação de pedestres



Motoristas recebem infrações por não cumprirem regras de conduta no trânsito em terras nacionais. Existem países internacionais que multam pedestres que deixam de se comportar de modo adequado e representam obstáculos na via, mas no Brasil as infrações se direcionam aos condutores de veículos.

Artigos 68 e 69 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) trazem as regras gerais às pessoas a pé no trânsito. De acordo com os textos oficiais, ciclistas desmontados são pedestres, ou seja, àqueles que empurram a bicicleta e ao mesmo tempo andam na calçada ou rua.



Calçadas e passeios são locais de uso dos pedestres nos casos de vias urbanas. Por vezes, nas vias rurais há necessidade de usar passeios ou acostamentos. Quando não existem, então é permitido caminhar no sentido contrário do fluxo, mas em fila única.

Veja também:  Como Legalizar Carros Rebaixados?

Em casos no quais semáforos e faixa de pedestres estão na via, as travessias de ruas acontecem nas faixas de segurança, quando há sinal favorável. Interessante notar que nos casos de existir falta de semáforo e presença de faixa aos pedestres, quem trafega a pé tem preferência sobre veículos para fazer a travessia.

Também existem locais nos quais semáforo e faixa de pedestre não se encontram presentes. Em situações do gênero, pessoas a pé devem observar com o máximo de atenção os dois lados da via antes de atravessarem a rua, aproveitando para seguir no menor espaço de tempo possível.



Regras gerais do trânsito em terras nacionais indicam que motoristas precisam zelar por conta da integridade física dos pedestres. Caso alguma pessoa tenha atravessado na via, condutores devem esperar até aumentar o nível de segurança para seguir em frente.

Veja também:  Como Legalizar Carros Rebaixados?

Há vias que apresentam semáforos não apenas para veículos como também aos pedestres. Grande parte dos sinais do gênero não trazem a presença da cor amarela, como acontece na sinalização tradicional que se direciona aos veículos.

Por Renato Duarte Plantier

Foto: divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.