Ultrapassagem de maneira segura no trânsito



  

Condutores devem seguir regras específicas se desejam ultrapassar de forma segura, conforme indica o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Antes de fazer a ultrapassagem se faz necessário realizar análise com cuidado para saber se existem motoristas se aproximando do veículo.

Apenas depois de saber que a manobra pode ser feita com segurança a ultrapassagem deve acontecer, indica o Artigo 29, Inciso X e IX. De modo prático, motoristas que querem ultrapassar veículos sem prejudicar o trânsito necessitam fazer na parte esquerda da via, nos locais em que exista permissão e com boas condições de luz para enxergar a pista.

Em termos práticos, as ultrapassagens se encontram autorizadas no lado direito, apenas quando veículos da frente indicam que devem manobrar à parte esquerda da via. Interessante notar que nas ruas com mão dupla não se pode ultrapassar em viadutos, pontes, aclives e curvas.

Veja também:  Volkswagen Jetta 2019 - Características da Nova Geração

As leis nacionais de trânsito indicam que condutores não podem ultrapassar nos cruzamentos que existem vias, locais nos quais pedestres se encontram em passagem e nas linhas férreas.




Antes de fazer a ultrapassagem aos ônibus que desembarcam e embarcam passageiros é necessário dobrar a atenção no que acontece ao redor, reduzir a velocidade, ou mesmo parar caso seja preciso, sem prejudicar o fluxo no trânsito.

Não se pode ignorar que também há regras oficiais para condutores que estão sendo ultrapassados. A primeira consiste em facilitar as ultrapassagens ao se deslocar para o lado direito sem precisar acelerar, mas deixando espaço para que outro veículo intercale o caminho na parte da esquerda.

Veja também:  Preço dos Carros Renault e Nissan para Pessoa Jurídica (CNPJ)

Em casos nos quais há conjuntos de faixas que seguem sentido idêntico, quem recebe a ultrapassagem deve deslocar o veículo à parte direita para facilitar o fluxo no trânsito. Automotivos que se encontram em ritmo de velocidade semelhante precisam seguir o mesmo fluxo, com distância segura entre si.

Por Renato Duarte Plantier






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.