Tipos de categorias da CNH



Para cada tipo de veículo motorizado há uma categoria diferente na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Conforme as características do transporte existem regras distintas para ganhar letra adicional no prontuário de motorista, assim informa os Anexos I e II da Resolução 168/04, na Legislação de Trânsito.

LADV: Licença para Aprendizagem de Direção Veicular serve para habilitar os candidatos que fazem aulas práticas para tirar a CNH. Consiste em documento com porte obrigatório. Caso os alunos sejam pegos sem o registro ficam seis meses suspensos de continuar o processo da habilitação.



ACC: A autorização serve no sentido de habilitar condutores a trafegarem com ciclomotores que tenham no máximo cinquenta cilindradas. De forma oficial não se considera como categoria original, mas uma especialização para os tipos B, C, D, E.

Veja também:  Hyundai Elantra 2019 - Características, Novidades

Categoria A: O documento habilita condutores de veículos com duas ou três rodas, caso de triciclos, motonetas, ciclomotores e motocicletas, por exemplo. Não autoriza tráfego de nenhum veículo automotor.

Categoria B: Permite trafegar veículo que tenha máximo de oito lugares com ou sem reboque, desde que o peso bruto não ultrapasse a casa das 3,5 toneladas. De forma prática não permite dirigir nenhum veículo que tenha entre duas e três rodas.



Categoria C: Traz a permissão para que aconteça o tráfego com os veículos do tipo B, além de tratores ou qualquer tipo de máquina agrícola que não exceda valor de 3.500 quilos. Pode ter reboque com peso máximo de seis toneladas.

Veja também:  Ford Edge 2019 - Características, Lançamento no Brasil

Categoria D: Motoristas com o tipo de letra na CNH também podem dirigir veículos da categoria B e C, além dos automotivos com lotação maior do que oito passageiros.

Categoria E: Permite os tipos B, C e D, além de trailers e veículos que conseguem rebocar unidades de seis mil quilos.

Especializações de Categorias: Motofrete, mototáxi, transporte de produtos perigosos, transporte de emergência, transporte de escolares e transporte coletivo de passageiros.

Por Renato Duarte Plantier

Fonte: Anexos I e II da Resolução 168/04

Categorias da CNH

Foto: Divulgação



4 comentários em “Tipos de categorias da CNH

  1. Bom dia eu renovei mina CNH e antes era DA3 AGORA agora veio como AD gostaria de saber se posso dirigir caminhão com está cnh

  2. Tenho uma dúvida , queria saber se no veículo popular de passageiros ao colocar o engate com reboque atrás se é necessário categoria E ???

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.