CRV e CRLV – Diferenças e características dos certificados



De acordo com o Artigo 121 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) existem dois tipos de certificados em terras nacionais. CRV e CRLV consistem em documentos importantes para motoristas terem os dados nas mãos quando solicitados por órgão de autuação, como os policiais em batidas no trânsito, por exemplo.

O CRV (Certificado de Registro do Veículo) é um documento cujo porte não precisa ser obrigatório. Porém, proprietários devem guardar em local seguro, visto que o mesmo deve ser usado para a transferência da propriedade no caso de venda do automotivo. Também serve no sentido de mudar o endereço ou qualquer alteração que acontece no carro.



Veja também:  Carros mais vendidos em Julho de 2018

Não se pode ignorar o fato de que tal documento traz as características que existem no veículo, caso da cor ou do tipo, por exemplo. Há informações como o RENAVAM (Registro Nacional de Licenciamento do Veículo), composto de nove dígitos e que serve como código para levantar prontuário e saber se existem multas, pagamento do IPVA, DPVAT, CONTROLAR, entre outros tipos de impostos ou obrigações fiscais. Número de chassi, placa e cor do carro também são informações presentes no CRV.

Qualquer tipo de mudança no veículo requer autorização prévia do DETRAN, que caso aprove modifica as características registradas no documento do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).  Nele há informações semelhantes ao registro CRV, com a diferença de que é de porte obrigatório.

Guarde com o máximo de segurança o CRV no sentido de não ter problemas quando for vender ou adulterar características do carro, como no caso de mudar a cor na lataria, por exemplo. Deixe no porta-luvas ou dentro da carteira o CRLV, tenha em mãos para consultar o RENAVAM ou entregar às autoridades quando solicitado no trânsito. A não presença do documento pode gerar infração de trânsito e pontos adicionais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).



Veja também:  Carros que serão lançados no 2º semestre de 2018 no Brasil

Por Renato Duarte Plantier

CRV e CRLV

Foto: Divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.