Ford iniciou a produção do novo motor 3 cilindros 1.0 em Camaçari (BA)



A Ford inaugurou nesta quarta-feira, dia 9 de abril, a nova linha de motores na unidade de Camaçari – BA. Na fábrica situada na Bahia a marca norte-americana irá fabricar o inédito motor três cilindros 1.0 que será utilizado pela nova geração do Ka. Capaz de entregar até 85 cv de potência, o novo bloco promete ser mais econômico e ter um desempenho superior ao motor três cilindros do Volkswagen Up!.

Aderindo à moda dos motores três cilindros 1.0, a Ford do Brasil passa a fabricar o novo 1.0 3C Duplo Comando Flex. Com até 80 cv e torque de 10,2 kgfm quando abastecido com gasolina e 85 cv e torque de 10,7 kgfm com etanol, o novo Ford Ka, que chega às concessionárias da marca em julho, terá o bloco 1.0 mais potente do mercado brasileiro.

Veja também:  Hyundai Elantra 2019 - Características, Novidades


Moderno, o novo propulsor é derivado do motor 1.0 EcoBoost, tendo bloco em ferro fundido, sistema de arrefecimento de duplo estágio, cabeçote em alumínio, correia dentada imersa em óleo, tendo lubrificação permanente, além de passar por modificações para diminuir as vibrações.

Tecnologicamente, o bloco 1.0 3C Duplo Comando Flex adota o sistema TiVCT, que varia o comando de admissão e de escapamento de modo independente. Outro sistema adotado pelo motor é o Easy Start, que dispensa o uso de tanquinho para partidas a frio.

Além da versão hatchback do Ford Ka, o propulsor três cilindros também será oferecido na inédita configuração sedan do Ka, que deverá ser lançado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

Veja também:  BMW iX3 - Lançamento do SUV Elétrico


A nova fábrica de motores está situada no complexo da Ford em Camaçari –BA. Com investimento de R$ 400 milhões, a unidade fabril tem capacidade para fabricar 210 mil motores anualmente. A princípio, o novo bloco três cilindros 1.0 será utilizado tanto na versão hatch quanto na inédita versão sedan do Ka. É possível que a marca utilize o motor três cilindros em outros modelos na configuração entrada, mas ainda não. 

Por Caio Polo

Novo Ford Ka

Novo Ford Ka usará o motor 3 cilindros 1.0

Foto: Divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.