Produção de veículos apresentou queda no 1º trimestre de 2014




A situação para os fabricantes de veículos não é nada favorável nestes primeiros meses de 2014. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção teve uma queda de cerca de 8,4% se comparado ao mesmo período de 2013, e a queda se dá em todos os segmentos de veículos, principalmente no setor de caminhões, onde grandes empresas como a Mercedes-Benz, já anunciaram um corte no quadro de funcionários, cerca de 2.000 mil trabalhadores irão perder o emprego durante os próximos dias.

Além das vendas internas terem caído, as vendas externas também estão em queda, a exportação de caminhões para a Argentina (principal compradora dos veículos montados no Brasil) caiu 15,3% devido à crise econômica que afeta o país vizinho. Outro fator que contribuiu para a queda das vendas, foi a volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que aumentou o custo de produção dos automóveis.

Veja também:  BMW Z4 2019 - Lançamento, Especificações

Outro dado alarmante, também revelado pela Anfavea, mostra que o estoque de automóveis é o maior desde 2008, quando a crise financeira internacional secou o crédito dos bancos. Em unidades, os estoques subiram para 387,1 mil veículos, em comparação a 348,9 no mês de fevereiro e o tempo de revenda do automóvel gira em torno de 48 dias, e é a mais alta média desde à crise.

"Já esperávamos que os números não seriam tão bons em março, em parte por causa do feriado de carnaval, e também porque já tivemos o impacto completo do aumento do IPI em janeiro e da inclusão de airbag e ABS em toda a linha", afirma Moan, ao justificar os aumentos de preços.

Veja também:  Honda Accord 2019 - Lançamento no Brasil, Especificações

Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, as montadoras devem agora pôr em prática programas de redução de estoque, e diminuição da produção, segundo ele, é possível que em breve haja um novo pedido de redução do IPI para diminuir o impacto do péssimo trimestre vivido pelas montadoras.


Por Marcos V. Milani

Produ??o de carros

Foto: Divulgação

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.