Novo motor 1.6 16 V será utilizado em alguns modelos da Volkswagen



  

Motor desenvolvido tem propulsor que conta com 120 cv e deverá ser o sucessor do já conhecido e antigo 1.6 v8, que possui apenas 104 cv.

A Volkswagen não divulgou os preços relativos à linha de 2015, mas isso acaba ficando em segundo plano quando se pode afirmar sem sombra de dúvida que torque e potência não serão problemas e nem farão a companhia passar vergonha. Recentemente a empresa fabricante de automóveis apresentou seu novo motor 1.6 16 V. Além de novo o motor fará sua estreia nas versões especiais dos modelos Cross da Saveiro e Rallye do Gol. Nada mal para começar.

Com os seus 120 cv de potência e um consumo relativamente mais baixo, o novo motor deverá ser integrado a outros modelos e versões  do hatch e da picape. Com isso resta apenas aposentar o 1.6 8V atual que já teve seus tempos de glória. A título de curiosidade contra os 120 cv o atual motor conta apenas com 104 cv. Ressaltando que isso é bem menos do que uma boa parte dos equipamentos comercializados pela concorrência costuma apresentar.

Veja também:  Misturar Gasolina e Etanol Rende Mais?

Para se ter uma imagem mais específica sobre esse motor que foi batizado pela Volkswagen de MSI e que faz parte da mesma linha da família  do três cilindros usado no Up! ele consegue atingir um desempenho bastante semelhante ao do 2.0 que integra o Jetta de entrada e que só para lembrar é um dos descendentes dos motores que eram usados no antigo Santana.




Da mesma maneira como o 1.0, esse novo 1.6 foi desenvolvido levando-se em consideração alguns conceitos bem modernos de engenharia. Um exemplo disso é o bloco que foi construído em alumínio enquanto que os motores antigos faziam uso do ferro fundido tornando-os 14kg mais pesados. Outra coisa interessante é que o MSI traz integrado a si certas características que não faziam muito bem parte da tradição da linha tal como o comando variável de válvulas.

Veja também:  JAC T40 2018 - Ficha Técnica, Características

Em resumo, como o MSI é possível que o condutor consiga um melhor desempenho de seu motor em uma faixa de rotação ampla do mesmo. Traduzindo, isso quer dizer economia.

Por Denisson Soares

Gol Rallye

Gol Rallye

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.