Etanol x Gasolina – Pesquisa afirma que o Etanol pode ser mais vantajoso

  

De acordo com as informações da Ecofrotras, o álcool rende cerca de 80% do valor da gasolina e não apenas os 70% apontados pelo Inmetro.

Abastecer seu carro com etanol pode ser mais vantajoso do que se tem pensado. Nos últimos tempos, temos visto diversas variações de preços. O etanol e a gasolina competem em uma guerra pesada pelo abastecimento de carros flex no  Brasil. As variações e mudanças mais dos que constantes nos valores desses dois combustíveis fazem com que motoristas analisem com uma certa regularidade qual dos dois é mais compensador na hora de completar o tanque do automóvel.

Entretanto, os cálculos que temos seguido podem estar errados. Isso de acordo com uma pesquisa que foi divulgada recentemente pela empresa Ecofrotas, que é especialista na gestão de veículos.

Veja também:  Novo Subaru Ascent 2018

De acordo com os dados levantados até o momento, os cálculos realizados ainda têm desvalorizado o etanol. A pesquisa feita pela empresa constatou que o combustível vegetal pode chegar a 80% de compensação se comparado com o preço da gasolina. Um detalhe curioso é que essa porcentagem é superior a que foi anunciada recentemente pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo os dados do órgão, o cálculo foi baseado em um percentual de 70%.

Isso quer dizer que o consumidor que decidiu fazer uso apenas da gasolina na época em que os dois combustíveis estão com rendimento igual poderá haver um desperdício de dinheiro.




A pergunta que fica é como saber qual será mais vantajoso na hora de realizar o abastecimento. Isso é bem simples de se resolver: basta apenas que o consumidor faça a divisão entre o preço do etanol pelo da gasolina. De acordo com o informado pelo Inmetro, se o resultado obtido for inferior a 0,70 é bem mais compensador se usar o álcool. Baseando-se nisso, na hora de abastecer se essa conta der 80% ou 70% a menos, é bem recomendável que a gasolina seja deixada de lado.

Veja também:  CNH Suspensa - Suspensão de 6 Meses com 20 Pontos

Mas apesar de tudo, ainda há a questão sobre o veículo. De acordo com alguns especialistas  na área, a recomendação feita é de que o próprio condutor faça uma análise de seu próprio veículo para assim poder verificar qual combustível será mais vantajoso. Isso inclui fazer testes com ambos ou  com os diferentes veículos. De qualquer forma, na hora de abastecer, além de dinheiro no bolso, o condutor precisará mesmo é de uma calculadora.

Por Denisson Soares






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.