Vendas de carros seminovos apresentaram alta depois da volta do IPI




Os modelos usados já estão tendo uma saída de vendas cerca de 80% a mais do os carros 0km. Alguns dos modelos já começam a faltar nas revendedoras de seminovos.

Passaram-se pouco mais de três meses desde que tivemos a volta da cobrança em taxa integral do Imposto para Produtos Industrializados (IPI). Nesse meio tempo algumas concessionárias que ainda têm algumas poucas unidades em seus estoques (que não foram faturadas em 2013) e que ainda podem ser comercializadas com o IPI antigo fazem uso do fato para tentar atrair novos compradores para carros 0km. O problema, ou solução, conforme o ponto de vista, é que quem está se dando bem com isso é o mercado destinado aos modelos seminovos. Desde que a alíquota voltou a subir as vendas no setor deram um salto surpreendente.


Veja também:  Venda de Carros com Combustível Fóssil poderá ser Proibida no Brasil

De acordo com as informações divulgadas pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o aumento registrado foi de 18% nas vendas apenas no último mês. Isso em termos mais “numéricos” representa uma venda de cerca de 640 mil automóveis. A título de curiosidade esse número é 80% maior do que o registrado em relação a venda de veículos novos.

Explicando melhor o que ocorre é basicamente o seguinte: com o aumento do IPI para os modelos 0km, o carro usado se tornou mais valorizado na questão da troca. Mas quando consideramos o estoque de carros seminovos do ano passado quando os preços ainda estavam mais baixos a conclusão a que se chega é a de que o usado está muito mais barato que o zero.

Não é preciso muito para achar um carro bom nessas condições. Uma busca na internet, por exemplo, é tranquilo encontrar em classificados carros seminovos com um km baixo e com o status de novo. E o melhor é que os preços apresentados se tornam quase que imbatíveis em comparação aos modelos 0km.


Veja também:  Volvo S60 2019 - Novidades, Preço, Fotos

Por Denisson Soares

Vendas de seminovos

Foto: Divulgação

Relacionados



Um comentário em “Vendas de carros seminovos apresentaram alta depois da volta do IPI

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.