Opel sairá do mercado chinês em 2015

  

Embora a Opel mostre sinais de recuperação na Europa, a fabricante não está se dando tão bem em outros mercados internacionais nos quais está presente. Depois de anunciar o fim das operações em países com mercado automotivo importantes, como Japão e Austrália, a marca alemã, que é braço da General Motors, confirmou que irá deixar de atuar na China a partir do dia 1º de janeiro de 2015.

De acordo com o site inglês “Autocar”, os relatórios sugerem que a marca alemã não conseguiu ganhar espaço no mercado desde que começou a operar na China, há mais de duas décadas atrás. E os relatórios são bem nítidos. Segundo os dados divulgados pela Opel, durante todo o ano passado a fabricante emplacou no mercado chinês apenas 4.365 veículos. Com 22 concessionárias, o que é muito pouco para os padrões da Opel e para um mercado tão grande como o da China, a fabricante oferece cinco carros por lá: Astra GTC, Insignia, Antara, Meriva e Zafira.

Todos os modelos são produzidos em solo europeu, com exceção do Antara que é feito na Coreia do Sul, e desembarcam na China com altos impostos por causa das taxas que recaem sobre veículos importados, fazendo com que os carros encareçam e percam competitividade.

Assim como na China, as operações na África do Sul não estão correspondendo com a expectativa da marca, porém, diferente do mercado chinês, ainda não há nenhuma confirmação que a Opel deixará o país africano. Embora a Opel se mostre apática nas suas atuações fora do mercado europeu, o Chile é um mercado que rende excelentes resultados à marca.

Vale lembrar que mesmo retirando a Opel do mercado chinês a General Motors ainda manterá seus veículos na China mediante a Joint-Venture realizada entre a General Motors e a SAIC Motor, formando a Shanghai General Motors Company (conhecida como Shanghai GM). Fundada em 1997, com 50% do investimento de cada, a Shanghai Motors fabrica e vende modelos da Chevrolet, Buick e Cadillac, abocanhando uma parcela bem expressiva do mercado chinês.




Veja também:  Carros com Maior Desvalorização em 2017

Por Caio Polo

Opel Insignia

Opel Insignia vendido na China

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.