Fiat Uno T completa 20 anos em 2014




Lançado no ano de 1994, o Uno T (Turbo) completa vinte anos em 2014. Especialistas indicam que o modelo iniciou a tendência downsizing nas pistas nacionais e por esse motivo é lembrado até os dias de hoje entre os amantes da marca italiana.

Amantes de veículos turbos também têm lembranças positivas da primeira geração do Uno T, que marcou o final da primeira metade dos anos noventa, no século XX. Interessante notar que esse foi primeiro carro que trouxe de fábrica a presença de motor turbinado.


Além da alta potência, o automóvel se destacou quando surgiu no mercado por conta do excelente nível em termos de esportividade, além do projeto, que se relaciona de forma direta com a sustentabilidade ambiental.

Veja também:  Jeep Compass 2019 - Novidades e Preço

Na época em que surgiu no mercado não existiam motores pequenos e potentes, capazes de fornecerem eficiência energética suficiente junto com a potência aos motoristas. Por esse motivo que o Uno Turbo ganhou destaque da imprensa especialista em veículos a motor, durante a década dos anos de 1990.

O eficiente e pequeno motor funciona com qualidade por conta do trabalho dos quatro cilindros. Turbo compressor representou a grande novidade da época em termos de motorização para automóveis. Capacidade de desenvolver quase 120 cavalos, com potência que se equivale aos carros 2.0.


Como veículo com preço pequeno no mercado, o grande destaque aos amantes de velocidade se encontra no fato de motoristas atingirem de zero a cem quilômetros por hora em nove segundos. O limite do velocímetro alcança quase duzentos quilômetros por hora.

Veja também:  Chery Arrizo 5 2019 - Especificações, Lançamento

Tal carro esportivo revolucionou a produção de modelos pequenos e potentes do ciclo produtivo da Fiat. Após o projeto downsizing conquistar sucesso no mercado, a empresa italiana não ficou com os braços abertos e lançou outros modelos com motorização semelhante, tais como o Tempra ou o Marea, por exemplo.

Por Renato Duarte Plantier

Fiat Uno T

Foto: Divulgação

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.