O incerto ressurgimento do Novo Santana no Brasil



Observando a linha do tempo dos sucessos anteriores, a Volkswagen poderá anunciar algo que deixará muitos consumidores brasileiros contentes: o retorno do quase clássico sedan, Santana. Já que a VW já anunciou que o Polo sairá de linha em 2014, o Santana 2014, que já era previsto ainda para o fim desse ano, poderá vir para entrar no segmento dos hatches compactos “esticados”, hoje ocupado pelo já envelhecido VW Polo Sedan, Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan. Porém, o já esperado Santana 2014 ainda não é certo para o mercado brasileiro.

Afastado do mercado brasileiro já há muitos anos, o Santana 2014 voltaria em uma categoria bem diferente do que antes ocupava anteriormente, pois pertencia à categoria de sedans médios, competindo na época com o Chevrolet Monza, que hoje é representado pelo Chevrolet Cruze. Com a existencia do Jetta, o Santana foi rebaixado para retornar a ser fabricado com base na atual plataforma PQ25, a mesma do Polo Europeu, adotando dimensões parecidas com a versão sedan.



Adotando a já desagradável identidade visual adotada pela Volkswagen, o Santana 2014 vem sem nenhuma novidade no design, sendo capaz de lembrar o Voyage, Jetta e Passat ao mesmo tempo, tanto na dianteira, quanto na traseira.

As diferenças externas são detalhes nos formatos dos faróis, dimensões totais e alguns requintes como vincos, spoilers e etc. Se confirmado pela Volkswagen, o Santana 2014 virá equipado com o já conhecido motor 4 cilindros 1.6 da VW, porém esse será equipado com 16 válvulas, assim gerando 120 cv de potência máxima.



Em relação aos itens de série, a nova previsão é que o Volkswagen Santana 2014 irá contar 2 airbags, ar-condicionado, vidros e travas elétricas e sistema de partida a frio sem tanquinho. Já na lista dos opcionais, ele contará com sistema multimídia, assistência de arranque de subida, teto solar elétrico, sensores de ré, airbag laterais, bancos de couro, freios ABS/EBD e sensor de estacionamento.

Leia também:  Volkswagen oferece Curso de Mecânica Interativa para Mulheres

Os preços ainda não foram divulgados, porém, pode-se esperar que a versão de entrada do Santana 2014 virá por volta dos R$ 40.000,00 para poder competir com os sedans das marcas concorrentes.

Como a prioridade da Volkswagen para o ano de 2013 foi a vinda do novo Golf e a fabricação do Up!, o retorno do Santana ainda é um pouco incerto. Enquanto parte da Europa e China já comercializam o novo modelo, só nos resta esperar pra ver o ressurgimento, no Brasil, desse carro que marcou época.

Por Jaime Pargan

Foto: divulgação

 

Please follow and like us:

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

RSS
Follow by Email