Surgimento das minivans no mercado mundial de automóveis

  

As minivans são carros muito apreciados por pessoas que possuem uma grande família, gostam de viajar, ou que gostam de andar com o carro sempre cheio de pessoas e bagagens. Desta forma, as minivans celebraram 30 anos, com segmento nos Estados Unidos. O primeiro modelo foi o Nissan Prairie, lançado em 1982 no Japão.

Suas origens se deram em meados de 1984 com o lançamento da Dodge Caravan. A partir daí, o Grupo Chrysler comprado pela Fiat, vendeu 13 milhões de unidades do veículo no mundo inteiro. Para comemorar o aniversário, a empresa lançou no mercado norte-americano edições especiais dele juntamente com a Chrysler Town & Country.

Veja também:  Carros Menos Visados para Roubo

A empresa francesa, Renault, também inaugurou o segmento na Europa, com os carros Escape em 1984 e, com isso, o comércio das minivans tomou conta de todo o mundo. Como foram surgindo em épocas nas quais não eram muito comuns entre as famílias, que optavam por terem mais de um carro na garagem de casa, elas prosperaram bastante por oferecer versatilidade ao acomodarem várias pessoas e bagagens em um só veículo.

Além do espaço proporcionado aos passageiros e condutor, elas se caracterizam pela oferta de um grande número de porta-objetos. Para as crianças as minivans oferecem equipamentos de entretenimento. Contudo, no Brasil só surgiram no fim dos anos 90, após terem sido muito vendidas nos Estados Unidos e Europa. O modelo que foi primeiramente lançado no Brasil foi o Renault Scênic e o Xsara Picasso, considerado o primeiro modelo fabricado pela Citroën no País, além do Chevrolet Zafira.

Veja também:  Toyota Hilux SW4 2018 - Ficha Técnica, Especificações

Hodiernamente, esses modelos deixaram de ser produzidos e perderam espaço para os utilitários esportivos compactos. Entre as opções nacionais mais vendidas, temos o Nissan Grand Livina e Chevrolet Spin. Entretanto, as minivans ainda têm sido predileções em algumas famílias que preferem ter apenas um carro que caiba toda a bagagem a terem de comprar vários veículos para conseguir transportar toda a família. 




Por Luciana Viturino

Nissan Prairie

Nissan Prairie

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.