Cuidados com a embreagem dos carros



O objetivo da embreagem é fazer a transmissão da rotação do motor para o câmbio e daí para as rodas, além de possibilitar acoplamentos suaves e permitir a troca de marchas mediante a interrupção da transmissão da rotação. Esse conjunto faz com que o propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas sejam protegidos, além de interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de mudanças, comumente conhecida como caixa de câmbio, durante a troca de marchas. Vale lembrar que a embreagem também é a responsável por filtrar as vibrações torcionais do motor.

A patinação é um tipo de enforcamento no cilindro mestre, isto é, quando o anel de vedação já deformado não permite o retorno do fluido ao reservatório, deixando todo o sistema “enforcado” – pressurizado. Assim, ele é considerado o principal vestígio da necessidade de troca da embreagem, uma vez que se não for trocado, pode ocasionar problemas maiores ao condutor no futuro.



Portanto, fique atento quando o motor estiver ligado, pois a embreagem é fundamental para fazer o carro rodar, manter a durabilidade das peças e dá para perceber quando está havendo algum problema no veículo. Os casos mais comuns são a patinação e a trepidação causadas pelo desgaste nos componentes do conjunto, que interferem principalmente na durabilidade.

Os principais itens que a compõem são: platô, disco e mancal de acionamento. Entretanto, existem outros itens como eixo piloto, rolamento, pedal, cilindros mestre e auxiliar, fluido de freio, entre outros que a complementam. A principal característica de algum dano é verificada na própria embreagem, na qual dão indícios de desgastes nos componentes ou na própria peça.



Esses desgastes ocorrem com mais frequência em veículos pesados, e, por isso, a maioria das empresas que trabalham com eles optam por fazer manutenções constantes, o que pede, em alguns casos, a troca dos componentes necessários. A manutenção permite ao condutor dirigir com mais tranquilidade e de forma mais prudente. 

Leia também:  Novo Chery Celer será produzido no Brasil

Por Luciana Viturino

Embreagem

Foto: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.