Motores de carros da Toyota serão produzidos em fábrica que será construída em Porto Feliz (SP)



No dia 14 de fevereiro a montadora japonesa Toyota fez o lançamento da pedra fundamental para  a construção da fábrica de motores na cidade de Porto Feliz, em São Paulo. A informação é de que as obras já estão se iniciando e de que a construção da unidade tem a previsão de gerar cerca de 700 empregos direitos. Já a inauguração deverá acontecer somente em 2016.

A estimativa é que de início a fábrica de Porto Feliz produza 70 mil motores por ano que deverão equipar os modelos Etios que são produzidos na unidade da montadora em Sorocaba, também em São Paulo. Entretanto, a ideia é de que a capacidade máxima de produção possa chegar a 200 mil motores por ano. Com isso os motores também poderão integrar os modelos da linha Corolla que são fabricados na cidade de Indaiatuba (SP).



Veja também:  BMW Z4 2019 - Lançamento, Ficha Técnica

De acordo com as informações divulgadas pela montadora, a empresa ainda não tem uma data certa para que seja iniciada a produção dos motores para o sedan.

Para a unidade de Porto Feliz a companhia fez um investimento de cerca de R$ 1 bilhão para a construção da planta.

No momento atual da empresa os motores são importados do Japão. O vice-presidente executivo da Toyota no Brasil, Luiz Carlos de Andrade Júnior, disse o seguinte a respeito desse projeto: “É uma grande oportunidade de desenvolvimento de tecnologia no Brasil, inspirada no padrão japonês de conhecimento”.



Outro detalhe importante é que mesmos com os motores sendo produzidos no Brasil, o preço final dos automóveis não serão afetados.

A fábrica de Porto Feliz  irá contar com alguns conceitos ecológicos que já foram adotados anteriormente na unidade da montadora em Sorocaba. O objetivo das adaptações é possibilitar a redução de resíduos orgânicos bem como de CO2, o principal componente responsável pelo efeito estufa. Também há a ideia de se aproveitar ao máximo alguns recursos naturais com a água da chuva e manter preservada a mata nativa situada ao redor da planta.

Por Denisson Soares

Nova f?brica da Toyota

Nova fábrica da Toyota será em Porto Feliz (SP)

Foto: Divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.