Depois da Chrysler revelar o Journey Crossroad, em Chicago, a Fiat não ficou para trás e antecipou alguns detalhes do Freemont Cross, que será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, em março.
Batizada de Cross, a versão aventureira do SUV da Fiat traz algumas novidades estéticas bem semelhante às de seu irmão mais luxuoso da Dodge que diferencia a versão das demais configurações do Freemont, como os faróis e lanternas escurecidas, o acabamento em preto na grade frontal e nas lanternas, soleiras nas portas, rack de teto, rodas de 19 polegadas com desenho exclusivo pintada na cor preta, além dos novos para-choques, que dispõe de um detalhe na cor prata na dianteira simulando um quebra-mato.
No interior, o Fiat Freemont Cross possui acabamento em couro preto com costuras em cinza nos bancos, no painel e nos apoios de braços. Além disso, o SUV aventureiro da fabricante italiana traz novo acabamento em grafite no painel de instrumentos, console central e em outros pontos da cabine.
Assim como o modelo da Chrysler, o crossover da Fiat vem equipado com sistema de entretenimento com tela touchscreen de 8,4 polegaas, que abrange sistema de som, conectividade Bluetooth, sistema de navegação via satélite (GPS), leitor de DVD e que ainda exibe imagens da câmera de segurança para manobras em marcha ré.
Fora do Brasil, o Freemont Cross será oferecido com tração dianteira e motor 2.0 MultiJet de 141 cv, que trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades. Haverá ainda uma versão com tração integral e equipada com mesmo bloco MultiJet, mas configurado para oferecer 172 cv, que pode trazer câmbio manual ou transmissão automática de seis velocidades. Portanto, a Fiat descarta os propulsores 2.4 e 3.6 V6 a gasolina do Dodge.
Para o mercado brasileiro, o Fiat Freemont Cross ainda não foi confirmado, mas como o Dodge Journey Crossroad irá chegar por aqui, é muito provável que a marca italiana traga a versão Cross para competir no segmento com preços mais acessíveis.
