Mais economia e sustentabilidade nos motores de três cilindros

  

As marcas de automóveis daqui pra frente serão obrigadas a ter mais atenção com o desenvolvimento sustentável. Para isso, marcas como Hyundai, Volkswagen e Ford começam a fabricar motor de três cilindros, que apresenta baixo consumo de combustível e menor emissão de poluentes. As outras marcas percebendo a mexida dos concorrentes, já se apressam para lançar novos motores com essa eficácia.

Os novos modelos terão que atender às exigências do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, o chamado Inovar-Auto.

A Volkswagem, por exemplo, apresentou o Fox BlueMotion com consumo médio de 11,5km/l com etanol e cerca de 13km/l com gasolina na cidade. Com 75cv para gasolina e 82cv para etanol. O mais surpreendente foram os testes nas estradas: o automóvel fez 16km/l com etanol e 20km/l com gasolina.

A Ford não quer ficar para trás. A marca vai produzir também, em breve, um motor três cilindros em Camaçari, local da sua fábrica de motores. Nada ainda oficial, contudo já há rumores de que o novo Ka, previsto lançamento em agosto, virá com essa novidade.




A PSA, Peugeot/Citroen, provavelmente irá lançar nos modelos Peugeot 208 e Citroen C3 o três cilindros 1.0 12V, com potência máxima de 84cv com etanol.

As montadoras têm até 2017 para se adequarem ao Inovar-Auto. A Fiat está desenvolvendo dois novos motores, 1.0 12V de três cilindros e outro 1.4 8V de quatro cilindros. Apesar de algumas fontes ligadas ao setor automotivo garantirem que o motor três cilindros estreia esse ano, ainda não há data e nem notícias oficiais das marcas confirmando as informações.

Na Europa, a Renault, por exemplo, já equipa seus modelos com o novo motor. No Brasil, há rumores de que a marca já está desenvolvendo a novidade por aqui. Provavelmente um 1.2 litro com potência em média de 100cv a 115cv. Como já falado, nada oficial, mas há entendidos que dizem que o motor três cilindros deve equipar um novo modelo que vai substituir o Clio em pouco tempo. Vamos aguardar.

Por Carolina Miranda






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.