Datsun Go – Lançamento do Novo Carro na Índia



A Datsun, divisão de baixo custo da Nissan, iniciou nesta semana a produção do hatchback Go na Índia. Apresentado em julho de 2013, o compacto da Datsun é fabricado com a mesma plataforma “V” do Grupo Renault-Nissan e tem montagem concentrada na unidade fabril de Oragadam, nas proximidades de Chennai. O mercado indiano será o primeiro a receber o carro compacto, mas já há lançamentos confirmados na Rússia, na Indonésia e África do Sul. A região latino-americana é bem cotada para receber os modelos da divisão de baixo custo da marca nipônica.

Com planos para formar uma linha completa de veículos compactos e médios, a Datsun já conta com a minivan GO+ (que oferece espaço interno mais amplo e capacidade para até sete ocupantes) e agora também terá o hatch GO em seu portfólio, sendo que ambos são desenvolvidos sobre a plataforma utilizada no Nissan March.

Veja também:  Novo Volkswagen Tarek - Novidades e Previsões de Lançamento do SUV


Com 3,78 metros de comprimento e altura de 2,45 metros, medidas idênticas às do March, o Datsun GO diferencia-se apenas por ter a largura e a distância entre-eixos menores, com 1,63 metros e 1,48 metros, respectivamente.

Mecanicamente o GO vem equipado com motor três cilindros 1.2 a gasolina, sendo o mesmo que está presente em outros modelos da Nissan, como o Micra (conhecido como March no Brasil). Acoplado ao bloco está sempre uma transmissão manual de cinco marchas.



O seu interior dispõe de um acabamento mais simples, com plástico na cor bege. Para reduzir os custos, o modelo traz bancos inteiriços e freio de mão acoplado ao painel. De acordo com a Datsun, os preços do GO no mercado indiano ficará na casa das 4 lakhs (cerca de R$ 15.400).

Veja também:  Startup Zoox de carros autônomos pode ser comprada pela Amazon

O brasileiro Carlos Ghosn, CEO do Grupo Renault-Nissan, afirmou que estuda produzir os modelos da Datsun no México, com o objetivo de conquistar o mercado latino-americano, em especial o Brasil. “Estamos lançando a Datsun na Ásia e acreditamos que teremos bastante sucesso por lá. Por que não repetir a dose na América do Sul?”, indagou Ghosn. “Como um dos maiores países emergentes, o Brasil também estará dentro desta estratégia e será fundamental para conquistarmos mais consumidores”, completou o executivo. A produção no México será concentrada em uma nova fábrica inaugurada recentemente na cidade de Aguascalientes.

Por Caio Polo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.