Novo Jeep Jeepster será Fabricado no Brasil

Tratada até então como especulação, a produção de modelos da Jeep no Brasil foi finalmente confirmada nesta semana. A especulação começou após a aprovação da reorganização corporativa e a formação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). A aquisição total da Chrysler Group pela Fiat ocorreu na semana passada e marcou o surgimento da sétima maior montadora global.  

A confirmação da produção de modelos da Jeep no Brasil foi anunciada pelo CEO da FCA, Sergio Marchionne. Segundo o presidente da marca, a prioridade será montar no Brasil modelos de menor porte e assim, obter um índice maior de participação no mercado nacional.

A nacionalização da produção, que já era prevista, será concentrada na unidade da Fiat em Goiana, no Estado de Pernambuco. A expectativa da Jeep é começar as operações em meados de 2015, com produção de um modelo inédito desenvolvido em parceria com a própria marca italiana. O carro será divulgado durante o Salão de Genebra (marcado para março) e se chamará Jeepster.

O Jeepster será derivado do Fiat 500X, sendo que ambos compartilham a mesma plataforma e componentes, se diferenciando apenas pelo design na parte frontal e traseira. Além de trazer a tradicional grade frontal da marca com sete fendas, o Jeepster terá um posicionamento de preço um pouco acima do 500X e possuirá uma orientação mais Off-Road.

Especula-se ainda que o Jeepster contará com duas opções de motor a gasolina: o 1.4 aspirado e o 1.4 MultiAir turbo. Além disso, também haverá dois blocos a diesel: o 1.6 MultiJet e o 2.0. As versões mais caras serão equipadas com tração integral e controle eletrônico de descida. A configuração topo de linha trará acoplada ao bloco uma nova transmissão automática de nove velocidades, que estreou no Jeep Cherokee. Para o mercado brasileiro, o crossover compacto deverá utilizar o bloco 1.4 T-Jet atualizado, com injeção flex e comando variável MultiAir.

Ao lado do Fiat 500X, também aguardado para o Salão de Genebra, o Jeep Jeepster terá como concorrentes o Renault Duster, o Renault Captur (vendido no mercado europeu), o Mitsubishi ASX, o Chevrolet Tracker, o Peugeot 2008 e o Ford EcoSport. As vendas no mercado europeu iniciam no fim deste ano.

Jeep Jeepster

Por Caio Polo

perfil

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *